Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/4349
Título: Red light (Processo contra-ordenacional em meio urbano)
Autor: Pereira, José Augusto Rezende
Orientador: Vieira, Manuel Augusto
Palavras-chave: Sinistralidade
Traffic light
Veículo prioritário
Vehicle
Gestão de tráfego
Traffic management
Violação do semáforo Vermelho (VSV)
Road safety
Data de Defesa: Dez-2012
Citação: Pereira, José Augusto Rezende - Red light (Processo contra-ordenacional em meio urbano. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2012. Dissertação de mestrado.
Resumo: Devido ao acréscimo significativo de viaturas e peões nas grandes cidades foi necessário recorrer aos mecanismos existentes para coordenar o tráfego. Nesta perspectiva surge a implementação de semáforos com o objectivo de ordenar o tráfego nas vias rodoviárias. A gestão de tráfego, tem sido sujeita a inovações tanto ao nível dos equipamentos, do software usado, gestão centralizada, monitorização das vias e na sincronização semafórica, sendo possível a criação de programas ajustados às diferentes exigências de tráfego verificadas durante as vinte e quatro horas para pontos distintos da cidade. Conceptualmente foram elaborados estudos, com o objectivo de identificar a relação entre a velocidade o fluxo e o intervalo num determinado intervalo de tempo, bem como a relação entre a velocidade e a sinistralidade. Até 1995 Portugal era um dos países com maior número de sinistros rodoviários Na sequência desta evolução foram instalados radares de controlo de velocidade no final de 2006 com o objectivo de obrigar ao cumprimento dos limites de velocidade impostos pelo código da estrada e reduzir a sinistralidade automóvel na cidade de Lisboa. Passados alguns anos sobre o investimento realizadoanteriormente, constatamos que existe a necessidade de implementar novas tecnologias na detecção das infracções, sejam estas de excesso de velocidade ou violação do semáforo vermelho (VSV), optimizar a informação disponibilizada aos automobilistas e aos peões, coordenar a interacção entre os veículos prioritários e os restantes presentes na via, dinamizar a gestão interna das contra ordenações, agilizar os procedimentos informatizar a recolha deinformação de modo a tornar os processos mais céleres.
Due to the significant increase of vehicles and pedestrians in modern cities, it was necessary to use modern technologies to coordinate traffic. One of the first steps was the installation of traffic lights. Since the beginning of the 20th century this issue has been studied and the traffic management has been updated in several different levels. From the simple traffic light to the most complex control system, everything has been changed, with special emphasis on the improvement of the communications capabilities, and processor capacity. On the software approach different algorithms were developed in the last years. During these years, some studies were made in orderto identify the relations between speed, traffic flow and car accidents and road safety. Until 1995 Portugal was the European country with the highest number of car accidents per million of habitants. The radar speed control units were installed in Lisbon city at the end of 2006. There were also installed several information panels with the dissuasion objective to oblige people to respect speed limits, imposed by traffic rules and reduce the number of car accidents. A few yeas later, Lisbon authorities need to implement new technologies for the detection of the offenders. They need to control and monitorise excessive speed and disregard for the traffic light signals. They also improve the type of information available to motorists and pedestrians. One of the main goal for this, is to improve the management of the documental process in order to obtain all information regarding the disregard vehicle and input the responsibility of this acts to is owner, by a quick notification according to legislation.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4349
Aparece nas colecções:ISEL - Eng. Elect. Tel. Comp. - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf3,44 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.