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Título: Estudo e proposta de algoritmo para a minimização do corte de eólica no contexto de uma análise custo-benefício multicritério
Autor: Pastor, Ricardo Manuel Santos
Orientador: Reis, Francisco Alexandre Ganho da Silva
Palavras-chave: Planeamento de redes de transporte
Transmission system planning
Análise custo-benefício
Cost-benefit analysis
Análise multicritério
Multicriteria analysis
Gestão de congestionamentos de renováveis
RES curtailment management
Key cutting algorithm
Python
Data de Defesa: Set-2014
Editora: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Citação: PASTOR, Ricardo Manuel Santos - Estudo e proposta de algoritmo para a minimização do corte de eólica no contexto de uma análise custo-benefício multicritério. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2014. Dissertação de mestrado.
Resumo: Neste trabalho é aprofundada a temática da integração de RES através de duas abordagens distintas. Inicialmente propõe-se analisar a possibilidade de aplicar uma nova metodologia para a avaliação de projetos de investimento em redes de transporte de eletricidade, considerando,entre outros indicadores, a integração de RES. Posteriormente propõe-se desenvolver uma plataforma de apoio à decisão na gestão operacional de redes de transmissão de energia elétrica, com o objetivo minimizar o curtailment de RES na eventualidade de congestionamentos de rede provocados por excesso de geração. A primeira análise é assente na metodologia CBA Multicritério desenvolvida pela ENTSO-E, sendo a mesma alvo de estudo e aplicação por forma a ilustrar a determinação de alguns dos seus indicadores. No mesmo sentido é analisada a possibilidade de aplicar esta metodologia no contexto nacional. Na segunda parte do trabalho foi desenvolvida uma plataforma em Python para apoio à decisão na gestão operacional de redes. Esta plataforma permite, que perante uma previsão de carga e geração para as 24 horas seguintes, antecipar os cenários de possível congestionamento da rede cuja resolução passe por curtailment de RES. O objetivo é minimizar esse mesmo curtailmentrecorrendo para o efeito a um algoritmo de otimização inteligente, o algoritmo evolucionário KCA, por forma a integrar de maneira eficiente o máximo de RES sem comprometer os limites técnicos de operação da rede.
Abstract: In this work the subject of RES integration is deepen through two distinct approaches. In the first place it analyzes the possibility of applying a new methodology for investment projects assessment in transmission system, considering among other indicators the RES integration. In a second stage this work develops a decision-aid platform for operational management of transmission networks with the objective of minimizing the RES curtailment in presence of network congestion. The first analysis is based on the CBA Multicriteria methodology developed by ENTSO-E which has been studied and applied in order to exemplify the calculation of some indicators. Was also assessed the possibility of using this methodology in national perspective. In the second part of this work a decision-aid platform made with Python has been developed for operational management of transmission system networks. This platform is capable of, with load and generation forecast for the next 24 hours, predict congestions in the network involving RES curtailment. The objective is to minimize that curtailment in a “smart” way, using theevolutionary algorithm KCA, in order to integrate efficiently RES as maximum as possible without compromising the technical limits of the network.
Descrição: Trabalho Final de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Electrotécnica Ramo de Energia
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4341
Aparece nas colecções:ISEL - Eng. Electrotécn. - Dissertações de Mestrado

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