Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/4322
Título: O panorama do audiovisual infantil em Portugal: a problemática da surdez equacionada na concepção de filmes de animação
Autor: Rijo, Mariana Dias
Orientador: Antunes, Ana Cristina Coelho
Palavras-chave: Concepção do produto audiovisual
Comunicação
Desenhos animados
Crianças com deficit auditivo
Programação televisiva infantil
Communication
Audiovisual product conception
Cartoons
Deaf children
Children's television programming
Data de Defesa: Nov-2014
Editora: Escola Superior de Comunicação Social
Citação: Rijo, Mariana Dias - O panorama do audiovisual infantil em Portugal: a problemática da surdez equacionada na concepção de filmes de animação. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2014. Dissertação de mestrado.
Resumo: A televisão é uma forma de comunicação transversal a várias culturas, sociedades e comunidades. A programação infantil, nomeadamente os desenhos animados são, não só, considerados um elemento comum no quotidiano das crianças da actualidade como podem igualmente ser considerados uma ferramenta importante no início de formação intelectual e moral das mesmas. No entanto, a comunidade surda infantil vê-se restrita à imagem no momento da recepção destes produtos. A finalidade desta dissertação assenta em procurar perceber a visão dos principais agentes de concepção destes produtos – os realizadores – acerca da percepção de filmes e séries de animação infantil por parte das crianças com deficit auditivo, bem como compreender se as suas limitações e diferenças face a crianças com acuidade auditiva são tidas em conta no momento da concepção e produção destes mesmos materiais audiovisuais. Com o intuito de atingir os objectivos propostos, foi realizado um estudo exploratório, de cariz qualitativo, com realizadores de filmes e séries de animação infantil portugueses. Os resultados sugerem que os realizadores não estão cientes das principais diferenças entre crianças com e sem acuidade auditiva e que, em geral, não envidam esforços nem procuram desenvolver estratégias ou aplicar técnicas, durante o processo de concepção dos desenhos animados, que lhes permitam fomentar a plena compreensão da mensagem por parte das crianças com deficit auditivo. As implicações destes resultados são debatidas e são efectuadas sugestões de investigação futura, de modo a obter uma maior compreensão acerca desta problemática.
ABSTRACT: Television is a form of communication cross-sectional to cultures, societies and communities. Children’s programming, including cartoons, are not only considered as a common element in children’s daily life, but can also be considered an important tool to promote their intellectual and moral education. However, children deaf community is restricted to seeing images when receiving and decodifying this type of television products. The objective of this dissertation is to understand the perspective of the main agents on the conception of these products – the directors – about the deaf children’s perception of cartoons movies and series, as well as understand if their limitations and differences, when compared to hearing children, are taken in consideration in the conception and production of this type of audiovisual products. With the aim to achieve the proposed goals, an exploratory qualitative study was done with portuguese directors of children animation movies and series. The results show that directors do not have enough knowledge regarding the main differences between deaf and hearing child and, generally, do not make any efforts on developing strategies or apply techniques, during the cartoons' conception and production, to promote a full comprehension of the message by deaf children. The implications of these results are discussed. Furthermore, fut
Descrição: Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4322
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