Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/4276
Título: Evolução e significações do discurso publicitário como discurso organizacional
Autor: Veríssimo, Jorge Domingos Carapinha
Palavras-chave: Publicidade
Meios de comunicação
Discurso publicitário
Discurso organizacional
Data: Mar-1999
Editora: SOPCOM / Vega
Citação: Veríssimo, Jorge - Evolução e significações do discurso publicitário como discurso organizacional. In: 1º CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO: As Ciências da Comunicação na Viragem do Século: Actas, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 22-24 Mar 1999. Lisboa: Vega, 2002. (pp.689-700)
Resumo: A publicidade como técnica de comunicação com fins comerciais e com conteúdos persuasivos só emerge com o capitalismo moderno, isto é, a publicidade surge como reflexo do desenvolvimento da economia industrial, cuja meta é alcançar o consumo massivo. Com a modernidade nasce a publicidade como meio de comunicação; como afirmou o professor J.A. Martin, «é com a modernidade que emerge o mito da liberdade». Se liberdade significa agir livremente, se significa a coexistência de diferentes ideias e opções, a publicidade significa informação sobre a diversidade de escolha entre diferentes marcas, que se dirigem a diferentes modos de vida.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4276
ISBN: 972-699-695-3
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