Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/4267
Título: A interdisciplinaridade como estratégia de ensino e aprendizagem no 1.º CEB
Autor: Lopes, Andreia Susana Bento Borges
Orientador: Dias, Alfredo
Palavras-chave: Interdisciplinaridade
Articulação curricular
Aprendizagem integrada
Interdisciplinarity
Curricular articulation
Integrated learning
Data de Defesa: Nov-2014
Resumo: A interdisciplinaridade tem sido alvo de discussão acerca da sua implementação, metodologias e benefícios na promoção de aprendizagens significativas. Neste sentido, no âmbito do estágio decorrente da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, apresentamos uma análise sobre de que modo a interdisciplinaridade pode contribuir para uma aprendizagem integrada do saber e como é possível assumi-la enquanto metodologia de ensino numa sala de aula de 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Para abordar esta temática de forma aprofundada é necessário, em primeiro lugar, analisar o conceito de interdisciplinaridade, reconhecendo-o como uma forma de integração de saberes; e, em segundo lugar, refletir sobre as suas potencialidades, tendo por base a experiência de ensino desenvolvida durante a prática docente exercida durante a Prática Supervisionada do Mestrado de 1º e 2º CEB da Escola Superior de Educação (ESE) de Lisboa.
ABSTRACT Interdisciplinarity has been the subject of discussion in regards to its implementation, methodologies and benefits on promoting meaningful learning. Therefore, the internship carried out for the Supervised Teaching Practice allowed us to analyse how interdisciplinarity can improve students’ skills and knowledge. To enlighten the reader on this subject, it is first necessary, to look at the definition of interdisciplinarity and differentiate it from other existing concepts, such as multidisciplinarity. In order to accomplish a result it is also necessary to know the authors’ opinions and confront them with the evidences collected during the internship.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico 2014
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4267
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RELATÓRIOMESTRADOANDREIALOPES.2012313.pdf47,08 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.