Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/4264
Título: Prática de ensino supervisionadas do 1º e 2º ciclo do ensino básico: o desenvolvimento de noções de cidadania através da prática de uma metodologia de trabalho ativa a partir da área disciplinar de Estudo do Meio (1.º Ciclo do Ensino Básico)
Autor: Antunes, Mafalda Barreto
Orientador: Cruz, Cristina
Palavras-chave: Educação para a cidadania
Cidadão
Escola
Estudo do meio
Metodologia de trabalho de projeto
Citizenship education
Citizen
School
Environmental study
Working project methodology
Data de Defesa: Nov-2014
Resumo: O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, no contexto do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, e enquadra-se na sequência de seis semanas de intervenção numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa escola de Lisboa. Ao longo da intervenção realizou-se uma investigação centrada no contributo da área disciplinar de Estudo do Meio para o desenvolvimento de noções de Cidadania a partir da metodologia de Trabalho de Projeto, com a finalidade de conhecer e compreender de que modo a prática de uma metodologia de trabalho ativa e uma abordagem a partir do Estudo do Meio contribuem para que os alunos desenvolvam competências associadas ao exercício da Cidadania. Deste modo, o propósito principal deste relatório é apresentar o processo de intervenção educativa, com destaque para o tema em estudo. Recorrendo à observação participante, à análise documental, à entrevista e ao inquérito por questionário foi possível caracterizar a turma, avaliar os seus progressos e analisar as conclusões relativamente às questões da investigação. A prática educativa baseou-se em princípios como o construtivismo, a interação social mediada pela comunicação, os quatro pilares da educação, a diferenciação pedagógica e a integração curricular. Embora alguns princípios tivessem mais enfoque do que outros, o balanço da sua implementação é bastante positivo, tanto ao nível da avaliação das aprendizagens dos alunos como da avaliação dos objetivos da intervenção. Os resultados da investigação sugerem que o nível de conhecimento desenvolvido pelos alunos relativamente às noções de Cidadania, nomeadamente nas dimensões do questionamento individual, da escola e da vida em sociedade, através da prática da metodologia de Trabalho de Projeto e partindo do Estudo do Meio como área disciplinar que desencadeia um projeto desta natureza influem positivamente para as aprendizagens dos alunos.
ABSTRACT This report is the result or the curricular unit Supervised Teaching Practice II in the context of the Master in Education 1st and 2nd cycle of basic education. Is reflect the six weeks intervention in a class of 3rd year of the 1st cycle of basic education, at a school in Lisbon. During the intervention there a research was made with the intent of analysing the influence of Working Project methodology on the development of notions of Citizenship having as a starting point the contents of Environmental Studies. Therefore, the main purpose of this report is to present the educational intervention process, highlighting the topic being studied. Resorting participant observation, document analysis, the interview and inquiry by questionnaire was possible to characterize the class, evaluate their progress and analyze the conclusions regarding the research questions. Educational practice was based on the principles of constructivism, social interaction mediated through communication, the four pillars of learning (learning to know, learning to do, learning to live together and learning to be), adaptive education and curriculum integration. Although some of these principles where more intensely used than others, the result of their implementation is very positive, both in the student learning review as in the evaluation of the intervention's objectives. Research results suggest that the knowledge level developed by students in relation to citizenship notions, including the dimensions of individual inquiry, school and social life, through the practice of Working Project methodology and based on the Environmental Studies as a subject area that triggers this kind of project, has had a positive influence in the students learning process.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4264
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágio (Mafalda Antunes).pdf5,89 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.