Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/4261
Título: O corpo na publicidade
Autor: Veríssimo, Jorge Domingos Carapinha
Palavras-chave: Publicidade
Corpo humano
Processo publicitário
Data: Jul-2008
Editora: Instituto Politécnico de Lisboa : Colibri
Citação: Veríssimo, Jorge - O corpo na publicidade. Lisboa: Colibri: Instituto Politécnico de Lisboa, 2008. (Caminhos do conhecimento. Ciências da comunicação; 12). ISBN 978-972-772-679-0
Resumo: Se detivermos um pouco o nosso olhar sobre a publicidade actual, verificamos que o corpo humano, não só da mulher, mas também do homem, é exibido, no seio de certas campanhas, com poses passíveis de suscitar em alguns destinatários sensações de sedução, de atracção e até de aflorar fantasias; ou, pelo contrário, provocar noutros reacções de indignação e mesmo repulsa. Tendo em atenção uma visão diferenciada entre corpo e atributos físicos/corporais que surgem nas imagens publicitárias, o modo como é apresentado e representado, nomeadamente as figuras, os gestos e posturas, cuja significação pode variar consoante o produto/marca aí publicitado e o destinatário do mesmo, este texto pretende demonstrar, com base num corpus de anúncios constituído por diversas campanhas publicitárias, os vários significados do corpo (vestido, seminu ou nu) respectivas poses, gestos, posturas e marcas corporais. É, ainda, objectivo evidenciar de que modo as representações, as práticas e s marcas corporais que emergem no corpus seleccionado manifestam os paradigmas sociais em vigor, isto é, a forma como as personagens inscritas reflectem as tendências físicas e os atributos corporais em uso na sociedade.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4261
ISBN: 978-972-772-679-0
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