Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/4257
Título: Aumento de energia renovável na Ilha da Madeira: proposta integrada para o setor dos transportes e da geração de energia elétrica
Autor: Silva, Énia José Martins da
Orientador: Camus, Cristina Inês
Eusébio, Eduardo Adelino Mateus Nunes
Palavras-chave: Energias renováveis
Renewable energy
Veículos elétricos
Electric vehicles
Ilha da Madeira
Island Madeira
Perfis de carregamento
Charging profiles
Data de Defesa: Dez-2014
Editora: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Citação: SILVA, Énia José Martins da - Aumento de energia renovável na Ilha da Madeira: proposta integrada para o setor dos transportes e da geração de energia elétrica. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2014. Dissertação de mestrado.
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo estudar o aumento da penetração de energias renováveis e de veículos elétricos na ilha da Madeira de modo a diminuir os custos económicos com a importação de combustíveis fosseis e reduzir as emissões de dióxido de carbono. Elaborouse uma curta revisão da literatura sobre os estudos do potencial renovável para a ilha da Madeira e sobre os veículos elétricos. De seguida caracterizou-se o sistema energético da ilha quer em relação ao setor elétrico quer ao setor dos tra nsportes. E por fim mostrou-se o método utilizado para caracterizar e projetar o setor elétrico e dos transportes. Considerou-se vários cenários, BAU para os anos 2013, 2020 e 2030, cenários de penetração de veículos elétricos para 2020 e 2030, diferentes perfis de carregamento dos veículos elétricos e cenários de consumo de energia elétrica em 2020 e 2030, e realizou-se uma análise dos mesmos. É de salientar que o carregamento não controlado será o menos adequado para a rede elétrica uma vez que irá intensificar a ponta do diagrama de carga.Com a penetração de veículos elétricos é possível diminuir os custos e as emissões relativamente ao cenário BAU, sendo que os custos com o combustível apresenta uma redução de 6,1 % e foram evitadas 1398 toneladas de CO2.
Abstract: This thesis aims to study the increased penetration of renewable energy and electric vehicles on the island of Madeira in order to reduce the economic costs of importing fossil fuels and reduce emissions of carbon dioxide. A short literature review of the main studies of the potential for renewable energy in Madeira and on electric vehicles was prepared. Then the energy system of the island was characterized for the electricity sector and the transportation sector. Finally, a methodology was developed to characterize and design the electrical and transportation sectors. Different scenarios were considered, BAU for the 2013, 2020 and 2030 years, electric vehicle penetration scenarios of 2020 and 2030, are studied different charging profiles and energy electric consumption scenarios in 2020 and 2030. It should be noted that the uncontrolled loading will be less suitable for the grid as it will intensify the peak of the load diagram. The penetration of electric vehicles can reduce costs and emissio ns relative to the BAU scenario, fuel costs shows a reduction of 6.1% and 1398 tons of CO2 were avoided.
Descrição: Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Electrotécnica Ramo de Energia
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4257
Aparece nas colecções:ISEL - Eng. Electrotécn. - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf6 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.