Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/4234
Título: Qualidade percebida e satisfação dos pacientes nos meios complementares de diagnóstico e terapêutica do serviço de oftalmologia do Hospital CUF Descobertas/Centro Hospitalar de Lisboa Central, EPE: um contributo para a validação de um questionário
Autor: Cleto, Rute Lino
Orientador: Abrantes, António
Miranda, Dulce
Palavras-chave: Gestão em saúde
Satisfação do doente
Meio hospitalar
Qualidade em saúde
Hospital CUF Descobertas
SERVPREF
Health management
Patient satisfaction
Hospital
Quality in health care
Portugal
Data de Defesa: 2014
Editora: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
Citação: Cleto RL. Qualidade percebida e satisfação dos pacientes nos meios complementares de diagnóstico e terapêutica do serviço de oftalmologia do Hospital CUF Descobertas/Centro Hospitalar de Lisboa Central, EPE: um contributo para a validação de um questionário [Dissertation]. Lisboa: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; 2014.
Resumo: O objetivo central deste estudo consistiu em analisar de que forma os pacientes, percecionam o serviço que lhes é prestado pelos Serviços de Oftalmologia do HCD e do CHLC ao nível dos MCDT´S. A nível metodológico utilizou-se um estudo transversal onde a investigação empírica assentou num estudo exploratório, adotando uma orientação descritiva, analítica e correlacional, baseado numa abordagem metodológica predominantemente quantitativa, a análise incidiu sobre o conteúdo de um questionário, sendo este administrado a uma amostra não probabilística de 213 pacientes que recorreram aos serviços em estudo entre 1 de Agosto e 30 de Outubro de 2012. A pragmática do tratamento de dados teve em linha de conta os objetivos do estudo, incidindo na análise uni, bi e multivariada, os quais foram tratados via SPSS 20. Os resultados obtidos permitiram colocar em evidência que a consistência interna da escala do modelo global adotado (SERVPREF) apresenta um bom valor de Alpha Cronbach Global de 0.954 e para cada uma das diferentes subdimensões os valores variam entre 0.806 e 0.928. Em conclusão, o presente estudo proporcionou novos conhecimentos sobre qualidade percebida e satisfação dos pacientes face aos MCDT´s em Oftalmologia, nomeadamente em relação à ANG, PEC e OCT, tanto ao nível do setor privado da saúde como no público, mostrando que na globalidade os inquiridos demonstraram intenção de retorno ao Serviço de Oftalmologia experienciado. De acordo com os resultados propomos o desenvolvimento dum estudo que possibilite diminuir tempos de espera dos pacientes que recorrem aos Serviços de Oftalmologia – para realização dos MCDT´s.
ABSTRACT - The aim of this study was to analyze how users, perceive the service provided to them by the Serviços de Oftalmologia do HCD and CHLC at the MCDT'S. Methodologically used a cross-sectional study in which the research was based on an sectional study in which the research was based on an sectional study in which the research was based on an sectional study in which the research was based on an empirical exploratory study, adopting an orientation descriptive, analytical and correlational, based on a predominantly quantitative methodological approach, the analysis focused on the content of a questionnaire, which is administered to a sample nonprobabilistic of 213 patients who resorted to the services provided between 1 and 30 October 2012. A pragmatic treatment of the data took into account the objectives of the study, focusing on univariate, bivariate and multivariate analyzes, which were treated via SPSS 20.
Descrição: Mestrado em Gestão e Avaliação de Tecnologias em Saúde
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4234
Aparece nas colecções:ESTeSL - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Qualidade percebida e satisfação dos pacientes nos meios complementares de diagnóstico e terapêutica.pdf1,52 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.