Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/4213
Título: O percurso escolar de adolescentes com síndrome de asperger
Autor: Moreira, Vera Mónica d`Almeida Pó Coutinho
Orientador: Madureira, Isabel
Palavras-chave: Percurso escolar
Síndrome de asperger
Adolescentes
Família
Perceção
Academic path
Asperger
Adolescents
Family
Perception
Data de Defesa: Dez-2014
Citação: Moreira, V. M. A. C. (2014). O percurso escolar de adolescentes com síndrome de asperger [Dissertação de mestrado] Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboa
Resumo: A presente investigação tem como principal ponto de partida o interesse em conhecer o percurso escolar de adolescentes com Síndrome de Asperger e, nesse sentido, procura compreender a perceção que estes têm acerca do seu percurso escolar, permitindo assim identificar as situações significativas e os fatores determinantes do percurso, bem como conhecer as suas expetativas face ao futuro. De natureza qualitativa, este estudo apoia-se nas narrativas pessoais de dois adolescentes, dando voz aos mesmos através de entrevistas de natureza biográfica, uma vez que estas permitem aceder a acontecimentos significativos e compreendê-los no contexto em que emergem. Para além disso, entendeu-se que seria pertinente conhecer também a perceção das mães, para obter uma visão mais alargada e compreensiva desse percurso. Para o tratamento e análise dos dados, recorreu-se à análise de conteúdo, através de uma abordagem mista, onde predominaram os processos indutivos. A partir da análise efetuada, para a qual também contribuíram os relatos das mães, foram reconstruídos os percursos escolares dos adolescentes, Foi possível identificar os seguintes momentos mais significativos no percurso escolar: o início da escolaridade, as transições de ciclo e as mudanças de escola, as situações de avaliação e ainda a participação em atividades escolares e situações de interação com pares. Os fatores determinantes foram agrupados em quatro dimensões: uma dimensão pessoal, uma dimensão familiar, uma dimensão escolar, e uma dimensão familiar e escolar. As conclusões deste estudo, não sendo generalizáveis, poderão permitir aceder a uma compreensão dos fatores que influenciam o percurso escolar, contribuindo assim para uma reflexão por parte da escola e das famílias, sendo feitas recomendações no sentido de favorecer a inclusão educativa destas crianças e jovens, bem como sugestões para futuras investigações.
Abstract This research has, as starting point, the interest of getting to know the school career of adolescents with Asperger Syndrome and, therefore, tries to understand the perception they have on their own academic path, allowing to identify its significant situations and determinant factors, as well as enlightening their expectations for the future. On a qualitative nature, this study is based on the personal narrations of two adolescents, giving them voice through biographical-based interviews, since these exercises permit the access to meaningful occurrences that are perceived in the very same context they emerge. In addition, it was considered that would be pertinent to know also those adolescent`s mothers perception, obtaining a broader and more comprehensive view of that journey. For the treatment and analysis of the data collected was used a content analysis in a mixed approach where the inductive processes had a major role. From the analysis, to which their mother’s reports also contributed, the academic journeys of both adolescents were rebuilt. It was possible to identify the following moments - which were also the most significant – in the academic path: the beginning of the school, the cycle-transitions and school changes, the evaluation situations and also the participation in scholar activities and interaction with colleagues. The determinant factors were divided in four dimensions: a personal dimension, a familiar dimension, a scholar dimension and, finally, a familiar and scholar dimensions. The conclusions of this research, though not generalizable, will allow the comprehension of factors that influence the scholar career, therefore contributing for a reflection by the school institutions and the families, focusing on the establishment of recommendations in the sense of favoring the educative inclusion of these kids and teenagers, as well as suggestions for future research.
Descrição: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa Para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação, Especialidade em Educação Especial – Problemas de Cognição e Multideficiência
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4213
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

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