Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/4178
Título: Os conceitos dos alunos do 2º e 4º anos sobre triângulos e as definições que utilizam
Autor: Neves, Maria Helena
Orientador: Serrazina, Maria de Lurdes
Palavras-chave: Matemática
Geometria
Exemplos e contraexemplos de triângulos
Propriedades dos triângulos
Definições de triângulos
Mathematics
Geometry
Examples and nonexamples of triangles
Properties of triangles
Definition of triangles
Data de Defesa: Dez-2014
Citação: Neves, M. H. (2014). Os conceitos dos alunos do 2º e 4º anos sobre triângulos e as definições que utilizam [Dissertação de mestrado] Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboa
Resumo: Este estudo insere-se no âmbito da Educação Matemática, nomeadamente na área da Geometria. Com esta investigação pretende-se estudar e compreender quais os conceitos que os alunos têm sobre triângulos e que definições utilizam. Para aprofundar e orientar este estudo foram formuladas as seguintes questões de investigação: (i). compreender quais são os exemplos e contraexemplos intuitivos e não intuitivos para os alunos de 2º e 4º anos; (ii). compreender que propriedades os alunos de 2º e 4º anos identificam em triângulos; (iii). identificar quais as definições de triângulo utilizadas pelos alunos de 2º e 4º anos e (iv). identificar quais as diferenças de conhecimento das figuras que os alunos apresentam no 2º ano (meio do 1º ciclo) e no 4º ano (fim do 1º ciclo). Atendendo à problemática em estudo, esta investigação tem como base o paradigma interpretativo e optou-se pela utilização de técnicas de investigação de índole qualitativa na recolha e análise de dados. Além disso, esta investigação é um estudo de caso na medida em que se foca no caso particular de dois grupos de alunos: seis do 2º ano e seis do 4º ano de escolaridade. A recolha de dados decorreu através de uma entrevista única realizada aos participantes durante o mês de janeiro de 2014, realizando-se através de dois inquéritos, um para as Professoras Titulares de Turma e outro para os alunos. Para a análise dos dados foram tidas em conta as gravações áudio e vídeo das entrevistas, bem como a análise documental dos registos realizados pelos alunos durante as entrevistas e das Planificações Trimestrais recolhidas. Os resultados do estudo permitem afirmar que os alunos do 1º Ciclo conseguem apresentar exemplos e contraexemplos de triângulos e, na sua maioria, identificá-los em diferentes contextos. Além disso, parece haver algumas diferenças significativas nos conhecimentos e capacidades que os alunos de 2º e 4º anos apresentam ao analisar propriedades nas figuras e na apresentação de definições de triângulos.
ABSTRACT This study falls inside the scope of Mathematic Education, namely on the subject of Geometry. With this research we intend to study and understand which concepts and definitions the students have and utilize concerning triangles. To further deepen and guide this study, the following topics of investigation were enunciated: (i). to understand which are the intuitive and non-intuitive examples and nonexamples for the 2nd and 4th grade students; (ii). to understand which properties the 2nd and 4th year students indentify on triangles; (iii). to identify which are the definitions of a triangle used by 2nd and 4th year students and (iv). to identify the differences of knowledge of figures presented by 2nd (half of 1st cycle) and 4th (end of 1st cycle) years students. Taking into account the current problematic, this investigation is based on interpretative paradigm and were used investigation techniques of qualitative nature as data analyses and collection methods. Furthermore, this investigation is a case study seeing as how it is focused on the particular case of two groups of students: six from 2nd year and six from 4th year of study. The data collection was done through a single interview to the participants during the month of January 2014, by means of two queries, one given to Class Directors and another for the students. For the data analyses the audio and video recordings of the said interviews were taken into account, together with the analysis of the given answers and the gathered trimestral planifications. The study results allow us to state that the 1st cycle students are able to present the examples and nonexamples of triangles and, mostly, identify them in different contexts. Furthermore, there seem to be significant differences in knowledge and skills presented by 2nd and 4th year students in the analyses of properties of figures and the presentation of definition of triangles.
Descrição: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Educação Matemática na Educação Pré-escolar e nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4178
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Os conceitos dos alunos do 2º e 4º anos sobre triângulos e as definições que utilizam.pdf1,6 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.