Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/4157
Título: Diferentes na desigualdade: trajectórias e representações de populações nacionais e imigrantes em fuga da pobreza
Autor: Rodrigues, José Manuel Cavaleiro
Palavras-chave: Imigração africana
Pobreza urbana
Desigualdades étnico-raciais
Data: Set-2013
Editora: UTAD
Citação: Rodrigues, José Cavaleiro - "Diferentes na desigualdade: trajectórias e representações de populações nacionais e imigrantes em fuga da pobreza". In V Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia: Antropologia em Contraponto, Comunicação ao P28 – “Subjetividades e migrações: projetos de vida, desejos e expectativas”, Vila Real, UTAD, Teatro Municipal de Vila Real, 8-11 set 2013.
Resumo: Com base num trabalho etnográfico com vinte e oito famílias residentes em dois bairros de habitação social metropolitanos, um de população maioritariamente de origem nacional e outro de imigrantes africanos, procurei ao longo de dois anos respostas para três grandes questões sobre processos de mobilidade a partir da pobreza. A primeira foi ir à origem e saber como surgiu a pobreza nas suas vidas, quais as causas que a provocaram e em que condição foi possível a sua ultrapassagem, contextualizando as estratégias e os projetos desenvolvidos no plano individual e familiar com a evolução dos constrangimentos estruturais da sociedade portuguesa. Reconstituídas as trajetórias biográficas, o segundo objectivo que me moveu foi captar os modos de vida gerados após o processo de saída da pobreza e a maneira como estes indivíduos se identificam socialmente no presente, face às posições que conquistaram e às aspirações que mantêm para si próprios e para as suas famílias. A esta segunda dimensão, de auto-identificação, articulei uma terceira, a de recolher as representações dos sujeitos sobre o conjunto mais amplo das estruturas de desigualdade e das hierarquias sociais, desde as posições desfavorecidas que experimentaram pessoalmente aos lugares mais privilegiados cuja existência reconhecem. Nesta comunicação pretendo destacar o ponto de vista das experiências e das projecções identitárias recolhidas junto dos imigrantes, colocando-as em contraponto com o grupo de famílias nacionais com quem também trabalhei.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4157
Versão do Editor: http://www.apantropologia.org/congresso2013/
Aparece nas colecções:ESCS - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Diferentes na desigualdade.pdf522,59 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.