Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/4155
Título: Projecto de uma passagem superior à autoestrada 10
Autor: Valadas, Paulo
Orientador: Jacinto, Luciano Alberto do Carmo
Palavras-chave: Passagem superior
Prestressed concrete overpass design
Projecto
Project
Análise longitudinal
Longitudinal analysis
Data de Defesa: Out-2014
Editora: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Citação: VALADAS, Paulo - Projecto de uma passagem superior à autoestrada 10. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2014. Dissertação de mestrado.
Resumo: O presente trabalho que ora se submete à apreciação e avaliação, refere-se ao projecto de uma Passagem Superior em betão armado e pré-esforçado, referente ao restabelecimento de um caminho municipal rodoviário, sobre a autoestrada A10, ao Km 2+078,409, na zona do Carregado e foi realizado no âmbito do trabalho final do mestrado do curso de Engenharia Civil, do ISEL - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. O trabalho é composto por peças escritas e peças desenhadas. Nas peças escritas são apresentadas a descrição e a justificação do dimensionamento para cada elemento estrutural. Nas peças desenhadas são apresentados os respectivos elementos construtivos. Ao longo do documento, designado por peças escritas, são apresentados para cada elemento estrutural e por esta ordem sequencial: - o tabuleiro, os pilares e suas fundações, os encontros e suas fundações, os aparelhos de apoio e juntas de dilatação, toda a informação relevante, quer a descritiva, quer a justificativa para a solução de dimensionamento apresentado; os critérios utilizados no pré-dimensionamento das secções, modelação dos elementos estruturais e acções intervenientes, e os critérios de combinação das acções para obtenção dos esforços de cálculo e das correspondentes verificações de segurança. A análise estrutural foi efectuada através do “software” de cálculo sap2000, tendo-se modelado a estrutura com os elementos de barra, aos quais foram atribuídas características mecânicas e geométricas. Partindo dos esforços e deslocamentos obtidos, procedeu-se às verificações de segurança, com recurso a uma folha de cálculo em Excel.
Abstract: The present work which hereby is submitted to evaluation refers to a prestressed concrete overpass design, referring to a road relocation at the km 2 + 078,409 A10 highway in the area of Carregado. The work was conducted in the context of the master's course in Civil Engineering, at ISEL - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. It is composed of written documents and drawings. In the written documents is presented the description and justification of the dimensioning for each structural element. In the drawings the respective constructive elements are presented. Throughout the document, termed written components is presented for each structural element and in the following order: - the bridge floor, the pillars and their foundations, abutments and their foundations, the bearings and expansion joints, all relevant information, that describesand justificates the dimensioning solution presented; the criteria used in the structural design, structural behavior modelling and actions combination. The structural analysis was carried out using the software SAP2000, having the structure been modeled in bar elements, to which geometrical and mechanical characteristics were assigned. With the forces and displacements obtained in the model, safety checks were carried out withExcel.
Descrição: Trabalho de Projecto para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4155
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