Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/4143
Título: Teatro de personagens: dissertação [em encenação]
Autor: Galhano, Flavio Celso Novaes
Orientador: Rosa, Armando Nascimento
Palavras-chave: Artes performativas
Encenação
Personagem
Trabalho do ator
Texto teatral
Direcção de atores
Character
Actor
Script
Direction of actors
Data de Defesa: Out-2014
Editora: Escola Superior de Teatro e Cinema
Resumo: Esta dissertação é sobre uma linha de concepção teatral na qual os elementos do texto e a direção de atores se tornam a base do espetáculo. Um “Teatro de Personagens” que considera os demais componentes da encenação com esse ponto de partida, trabalhando em comunhão com esse processo. Pretende-se analisar os fundamentos e caminhos da encenação, no que se refere à observação da importância do texto e ao trabalho dos atores. Para tanto, um panorama geral da encenação é traçado desde a Grécia antiga até o teatro contemporâneo, a partir desses dois quesitos – texto e trabalho com os atores – como diretriz essa reflexão, utilizando fundamentação teórica baseada no trabalho de encenadores, artistas, autores e preparadores de atores como Stanislavski e Grotowski, entre outros que apresentam afinidades com o tema até que se chegue ao período contemporâneo. Em seguida, traça-se a relação deste trabalho reflexivo com a prática do autor desta dissertação.
ABSTRACT - This dissertation is about a line of theatrical conception in which the elements of the text and the direction of the actors become the base of the show. A “Theatre of Characters” that considers the other components of the theatre direction starting from that point and working in communion with the results of that process. It's intended to analyze the fundamentals and ways of theatre direction, regarding to the observation of the text's importance and the actor's work. To this end, an overview of the staging work is drawn since ancient Greece to the contemporary theatre, considering those two items – text and cast work – as a route to this reflection, using theoretical foundation based on the work of directors, artists, authors and trainers of actors like Stanislavski and Grotowski, among others who have affinities with the theme, until it reaches the contemporary period. Then we'll establish the relationship of this reflective work with the practice of this dissertation's author.
Descrição: Mestrado Teatro, especialização em encenação
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4143
Aparece nas colecções:ESTC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Teatro_de_Personagens_2014.pdf1,7 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.