Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/4112
Título: As birras das crianças: o papel do educador e dos encarregados de educação
Autor: Monteiro, Ana Rita Lucas
Orientador: Rosa, Manuela
Palavras-chave: Birras
Criança
Práticas educativas adequadas
Investigação
Tantrums
Children
Adequate educational practice
Investigation
Data de Defesa: Dez-2014
Resumo: O presente relatório aborda globalmente uma reflexão contextualizada da Prática Profissional Supervisionada, desenvolvida em dois contextos: Creche e JI. Da caracterização dos contextos sobressai um tema de interesse de estudo - As Birras das Crianças: o papel do Educador e dos EE. Uma birra é um arranque de ira na qual a criança se atira para o chão, refila e grita. Esta faz parte do desenvolvimento normal da criança que surge, sobretudo, em idades compreendidas entre os dezoito e os quarenta e oito meses, com maior incidência entre os dois e os três anos. Foram poucos os estudos encontrados que referem a birra num contexto de ação pedagógica, e para que esta não se torne um problema no desenvolvimento da criança educadores e encarregados de educação/pais devem adotar práticas educativas adequadas para promover comportamentos desejáveis. O presente estudo analisa as birras em geral, de acordo com o desenvolvimento da criança e as práticas educativas parentais mais utilizadas, para tal foi elaborado um questionário com participação de quinze pais de crianças, entre os três e quatro anos: A Birra do seu Educando. Após as análises dos resultados, constatou-se que a birra ocorre numa fase caracterizada pela aquisição da identidade pessoal, autonomia e capacidade de resistir às adversidades da vida (resiliência). Perante a birra os encarregados de educação/pais atuam de diferentes maneiras, sendo que as práticas mais utilizadas são a punição física, o time-out (castigo) e retirar brinquedos. Conclui-se que na continuidade deste trabalho se desenvolvam ações conjuntas entre a instituição de infância e as famílias.
Abstract This report globally addresses a contextualized reflexion on the Supervised Professional Practice developed in two different contexts: nursery and kindergarten. From the characterization of these contexts it stands a topic of interest regarding its study - Childrens’ Temper Tantrums: the role of the educator and parents. A temper tantrum is a situation of a rage attack when the child throws himself to the ground, screams and cries. This stage makes part of the normal child’s development which appears around the age of eighteen and forty-eight months, being more noticeable between the age of two and three years. There are not much studies which refer tantrums in the context of pedagogical action and so that this one doesn’t become a problem regarding the child’s development educators and parents must adopt appropriate educational practices to promote desired behaviors. This study analyzes tantrums in general according to the child development and the mostly used parental educational practices. So it was prepared a questionnaire with the participation of fifteen parents aged between three and five years old - Your Child’s Tantrum. After analyzing the results it was found that tantrums occur at that stage known by the acquisition of the personal identity, autonomy and ability to withstand the adversities of life (resilience). When facing the tantrum caregivers / parents act in different ways and the most commonly used practices are physical punishment, the time-outs ant taking toys from children. Regarding the continuation of this study we conclude it must be developed joint actions between the institution where the child is inserted and families.
Descrição: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4112
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

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