Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/4109
Título: Articulação entre as instituições de educação de infância e as famílias:relevância da participação das famílias nas propostas da educadora
Autor: Aguiar, Ana Cristina Feliciano Pereira de
Orientador: Gomes, Elisabete
Palavras-chave: Família
Instituições
Articulação
Participação
Family
Institutions
Articulation
Participation
Data de Defesa: Dez-2014
Resumo: O presente relatório espelha, de forma crítica, reflexiva e fundamentada, as vivências na Prática Profissional Supervisionada (PPS) nos contextos socioeducativos de Creche e Jardim-de-Infância (JI), no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este relatório terá por base o trabalho desenvolvido com os dois grupos de crianças, as suas famílias e as equipas educativas. A PPS teve início com o estágio em Creche, onde trabalhei com crianças dos 12 aos 24 meses, finalizando com a intervenção em JI, na qual pude partilhar a rotina diária com crianças dos 3 aos 6 anos. A intervenção em Creche decorreu de 9 de dezembro de 2013 a 31 de janeiro de 2014, sendo que o estágio em JI foi de maior duração, com início a 10 de fevereiro e término a 23 de maio de 2014. Neste período surgiu o interesse por aprofundar o tema “A articulação entre as instituições de educação de infância e as famílias”, dando um maior foco à pertinência das famílias participarem nas propostas da educadora. O interesse pelo tema foi ao encontro das necessidades enquanto futura educadora de infância e tendo em conta a análise feita ao contexto socioeducativo de JI. A relação de articulação entre as instituições e a família tem influência no comportamento e desenvolvimento da criança, sendo que quanto mais jovem for a criança, mais esta relação é preponderante para o seu futuro. Deste modo, é importante que haja uma complementaridade entre estes dois agentes socializadores, realçando que nenhum dos dois poderá ser substituível. O processo de investigação teve início através das observações realizadas nos contextos e da leitura dos documentos regulamentares dos mesmos, permitindo-me realizar a sua caraterização socioeducativa e perspetivar as intenções previstas para os dois contextos. Posteriormente, foi necessário recorrer à literatura e realizar o enquadramento conceptual, bem como a realização de uma entrevista à educadora cooperante, a fim de aprofundar o tema da problemática e de fazer um levantamento de várias estratégias a utilizar.
ABSTRACT The following report shows, in a critical, reflexive and sustained point of view, the experience of a Supervised Professional Practice (SPP) in nursery and kindergarten, in the context of a master in Pre-school Education. The report is based in the work developed with two groups of children, their families and the educational teams. The SPP in nursery covered a group of children from 12 to 24 months old and occurred between December 9, 2013, and January 31, 2014. The SPP in kindergarten occurred from February 10 to May 23, 2014, and covered a group with ages between three and six years old. During both of these periods, a topic emerged as interesting to deepen: Articulation between educational institutions and the families. The focus was on the relevance of the participation of the families in the proposals of the educator. This is a topic that not just meets the needs of a future children educator but also meets the analysis made of the kindergarten context. The articulation between educational institutions and the families has an influence in the behaviour and development of the child, being that, the younger the child the more relevant and defining for his future this relation is. Thus, it is important that the two educational agents complement each other, stating that none can be replaceable. The investigation process started during the observations of the contexts and the reading of the regulatory documentation, allowing me the characterization of the same contexts and the construction of educational intentions for the intervention. After, the need of literature and conceptual framing urged as important, adding the interview to the cooperative educator, in order to probe the topic and summarise the strategies to use next.
Descrição: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4109
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

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