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ESTC - Artigos

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Recent Submissions

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  • Pinto de Campos e o Teatro Experimental de Cascais
    Publication . Morais-Alexandre, Paulo
    Pinto de Campos atingiu quase o estatuto de figura mítica como figurinista e cenógrafo para o Teatro de Revista à Portuguesa, mas normalmente omite-se o seu trabalho para um teatro mais erudito e até experimental, caso da sua profícua colaboração com o Teatro Experimental de cascais e com o encenador desta companhia, Carlos Avilez, o que se analisa no presente texto.
  • Coco Chanel
    Publication . Morais-Alexandre, Paulo
    Coco Chanel é uma referência absoluta da Moda no século XX. Por ocasião de uma exposição que homenageia esta importante costureira no Centro Cultural de Cascais, analisam-se alguns aspetos da sua vida e das suas criações, nomeadamente as mais relevantes e inovadoras.
  • Os figurinos de Helena Reis
    Publication . Morais-Alexandre, Paulo; Morais Alexandre, Paulo Jorge
    Helena Reis é uma notabilíssima cenógrafa e figurinista portuguesa, tendo uma obra muito extensa e colaborações em espetáculos significativos. É ainda de realçar a sua atividade como pintora, estando representada em várias coleções.
  • António Casimiro, 91 anos
    Publication . Morais-Alexandre, Paulo; Morais Alexandre, Paulo Jorge
    António Casimiro é um dos mais relevantes designers de cena portugueses. Tem uma obra extensíssima em várias áreas nomeadamente na cenografia e figurinos, mas também na esfera da pintura e do desenho, com várias exposições realizadas, sendo que a sua obra na esfera da realização plástica do espetáculo abrange Cinema, Teatro, Dança e também Televisão.
  • Entre Pedro Costa e Roland Barthes: uma visão estética, mas não só, do cinema
    Publication . Morais Alexandre, Paulo Jorge
    O presente estudo propõe o cruzamento das propostas fílmicas de Pedro Costa, um realizador que se considera fulcral para a compreensão do contemporâneo Cinema Português, com os postulados no texto de Roland Barthes – “As doenças do trajo de cena” que, apesar de se considerar profundamente datado, não obstante, continua a merecer ser lido e mesmo criticado, até porque para muitos investigadores ainda não perdeu ainda a atualidade, podendo servir de referência para, não só a análise, mas também para a produção de figurinos para o Teatro, mas também para Dança e até Cinema, sendo, no caso em apreço, mais do que justificada a abordagem.
  • Franz-Paul de Almeida Langhans: o "cenógrafo" heraldista do Estado Novo
    Publication . Morais Alexandre, Paulo Jorge
    Este trabalho faz o levantamento, registo e análise da importante intervenção do armista Franz- Paul de Almeida Langhans, que se considera o responsável pelo que de mais relevante se produziu em termos de Heráldica no tempo do Estado Novo, não obstante jamais se ter interessado particularmente pelas áreas da heráldica de família, municipal em Portugal Continental ou eclesiástica. Essa produção deu-se sobretudo no terceiro quartel do século XX em Portugal, no âmbito da estruturação visual - a imagem, até cenográfica - o espetáculo, daquilo que se designou como Estado Corporativo. Este heraldista teve atividade muito significativa em diversas áreas da Heráldica, como a heráldica corporativa civil, a heráldica das Forças Armadas Portuguesas, a heráldica de domínio ultramarino e também nacional. É ainda feita uma crítica à obra que produziu, quer em termos de ciência heráldica, quer em termos estéticos, esta já no âmbito da História da Arte. Por fim, apresenta-se sumariamente a sua atividade como autor, nomeadamente como investigador e teórico da área Armaria.
  • A construção heráldica dos paraquedistas na força aérea portuguesa
    Publication . Morais Alexandre, Paulo Jorge
    Historia-se a primeira simbologia heráldica regulamentada dos paraquedistas na Força Aérea Portuguesa, derivada da publicação do RFA 120-1 - Regulamento de Heráldica da Força Aérea e que levou à ordenação de um conjunto de brasões-de-armas cumprindo as regras heráldicas e promulgados pelo Chefe do Estado-Maior deste ramo das Forças Armadas.
  • Ventura: o primeiro super-herói do cinema negro português
    Publication . Morais-Alexandre, Paulo
    Analisa-se no cinema do realizador português Pedro Costa, o seu mais emblemático ator, homónimo da personagem, Ventura, cabo-verdiano de nascimento, mas português por adoção, que desde a sua aparição na obra "Juventude em Marcha", datado de 2006, entrou em quase todos os subsequentes filmes de ficção deste realizador.
  • A proto-heráldica dos organismos paraquedistas portugueses
    Publication . Morais-Alexandre, Paulo
    A pesquisa que agora se publica é um desenvolvimento da investigação produzida aquando do doutoramento apresentado à Universidade de Coimbra designado A Heráldica do Exército na República Portuguesa no Século XX. Efetivamente, neste, a criação de heráldica destinada às tropas paraquedistas, aquando da sua integração no Exército Português, já havia sido abordada, publicando-se a heráldica então criada, bem como as armas produzidas até ao final do século XX.
  • Synergies between creative strategies and participatory behaviors in workplace training
    Publication . Varela, Teresa
    This article reflects on analyzing and understanding the articulation between creative processes in art education and the development of training for a culture of social and cultural citizenship. The methodology of projects developed in Workplace Training over two academic years involved two 12th-grade secondary specialized art classes. The realization of the projects, based on the action-research methodology, sought the student's participation and involvement in the decision- making of the activities as co-authors in their learning and cooperation with the teachers. Direct observation and interviews with the participants were the main instruments for the data collection. The analysis data used the NVivo program. This study argues on the sociocultural theories of creativity (Glăveanu, 2013; Beghetto, 2016), citizenship and educational contexts (Eça, 2010; Caetano & Freire, 2014), and the context of Art Education (Eça et al., 2012; Eça, 2014; Ramirez, 2016). The main results revealed an interdependent relationship between creative processes and citizenship practices, increased knowledge, and capacities capable of promoting collaborative creativity (Burnard & Dragovic, 2015). These results will allow this relational dynamic to develop and transform through social interactions and situated contexts, with evidence of communication between all those involved, with openness to social and cultural diversity, to generate other possibilities for synergy.