Repository logo
 

ESTC - Artigos

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 344
  • Um ex-líbris é…
    Publication . Morais Alexandre, Paulo Jorge
    Analisa-se uma marca de posse muito particular, o ex-líbris, explica-se o que é, como se utiliza, como se realiza, as diferentes técnicas e as principais características que pode ter.
  • Escultura feita poesia
    Publication . Morais Alexandre, Paulo Jorge
    Laranjeira Santos viveu entre 1930 e 2024, tinha ateliê nos Coruchéus, mas também morava e, sobretudo, esculpia na sua quinta na Chilreira, concelho de Sintra, e é, muito objetivamente, um dos mais relevantes escultores portugueses da modernidade, sendo da sua autoria a primeira escultura verdadeiramente moderna com implantação pública na cidade de Lisboa, onde teve como colaborador o arquiteto Rodrigues Fernandes. Trata-se de um monumento comemorativo da primeira travessia aérea do Atlântico Sul, por Gago Coutinho e Sacadura Cabral, implantado primeiro junto à Torre de Belém. Hoje esta importante escultura está no topo da avenida da Igreja, junto à igreja de São João de Brito.
  • Introduction: hybridity as an inescapable condition of the arts
    Publication . Mata, Maria
    O artigo introdutório ao número especial da revista Rhinocervs – Cinema, Dança, Música, Teatro (Junho 2025), intitulado Nexos Intermediais – O Estado Impuro das Artes, explica a lógica subjacente ao tema do hibridismo artístico a partir de duas perspectivas aparentemente opostas, a das artes e a dos mediums (em português: meios), que, no entanto, se mesclam no conceito e na prática da Intermedialidade.
  • Pinto de Campos e o Teatro Experimental de Cascais
    Publication . Morais-Alexandre, Paulo
    Pinto de Campos atingiu quase o estatuto de figura mítica como figurinista e cenógrafo para o Teatro de Revista à Portuguesa, mas normalmente omite-se o seu trabalho para um teatro mais erudito e até experimental, caso da sua profícua colaboração com o Teatro Experimental de cascais e com o encenador desta companhia, Carlos Avilez, o que se analisa no presente texto.
  • Coco Chanel
    Publication . Morais-Alexandre, Paulo
    Coco Chanel é uma referência absoluta da Moda no século XX. Por ocasião de uma exposição que homenageia esta importante costureira no Centro Cultural de Cascais, analisam-se alguns aspetos da sua vida e das suas criações, nomeadamente as mais relevantes e inovadoras.
  • Os figurinos de Helena Reis
    Publication . Morais-Alexandre, Paulo; Morais Alexandre, Paulo Jorge
    Helena Reis é uma notabilíssima cenógrafa e figurinista portuguesa, tendo uma obra muito extensa e colaborações em espetáculos significativos. É ainda de realçar a sua atividade como pintora, estando representada em várias coleções.
  • António Casimiro, 91 anos
    Publication . Morais-Alexandre, Paulo; Morais Alexandre, Paulo Jorge
    António Casimiro é um dos mais relevantes designers de cena portugueses. Tem uma obra extensíssima em várias áreas nomeadamente na cenografia e figurinos, mas também na esfera da pintura e do desenho, com várias exposições realizadas, sendo que a sua obra na esfera da realização plástica do espetáculo abrange Cinema, Teatro, Dança e também Televisão.
  • Entre Pedro Costa e Roland Barthes: uma visão estética, mas não só, do cinema
    Publication . Morais Alexandre, Paulo Jorge
    O presente estudo propõe o cruzamento das propostas fílmicas de Pedro Costa, um realizador que se considera fulcral para a compreensão do contemporâneo Cinema Português, com os postulados no texto de Roland Barthes – “As doenças do trajo de cena” que, apesar de se considerar profundamente datado, não obstante, continua a merecer ser lido e mesmo criticado, até porque para muitos investigadores ainda não perdeu ainda a atualidade, podendo servir de referência para, não só a análise, mas também para a produção de figurinos para o Teatro, mas também para Dança e até Cinema, sendo, no caso em apreço, mais do que justificada a abordagem.
  • Franz-Paul de Almeida Langhans: o "cenógrafo" heraldista do Estado Novo
    Publication . Morais Alexandre, Paulo Jorge
    Este trabalho faz o levantamento, registo e análise da importante intervenção do armista Franz- Paul de Almeida Langhans, que se considera o responsável pelo que de mais relevante se produziu em termos de Heráldica no tempo do Estado Novo, não obstante jamais se ter interessado particularmente pelas áreas da heráldica de família, municipal em Portugal Continental ou eclesiástica. Essa produção deu-se sobretudo no terceiro quartel do século XX em Portugal, no âmbito da estruturação visual - a imagem, até cenográfica - o espetáculo, daquilo que se designou como Estado Corporativo. Este heraldista teve atividade muito significativa em diversas áreas da Heráldica, como a heráldica corporativa civil, a heráldica das Forças Armadas Portuguesas, a heráldica de domínio ultramarino e também nacional. É ainda feita uma crítica à obra que produziu, quer em termos de ciência heráldica, quer em termos estéticos, esta já no âmbito da História da Arte. Por fim, apresenta-se sumariamente a sua atividade como autor, nomeadamente como investigador e teórico da área Armaria.
  • A construção heráldica dos paraquedistas na força aérea portuguesa
    Publication . Morais Alexandre, Paulo Jorge
    Historia-se a primeira simbologia heráldica regulamentada dos paraquedistas na Força Aérea Portuguesa, derivada da publicação do RFA 120-1 - Regulamento de Heráldica da Força Aérea e que levou à ordenação de um conjunto de brasões-de-armas cumprindo as regras heráldicas e promulgados pelo Chefe do Estado-Maior deste ramo das Forças Armadas.