Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/4086
Título: Eu e eles: a construção da identidade em alunos do ensino básico
Autor: Martins, Dulce
Carvalho, Carolina
Gama, Ana Paula
Carvalho, Cristina
Tavares, David
Fiúza, Edite
Fonseca, Jesuína
Conboy, Joseph
Salema, Maria Helena
Valente, Maria Odete
Palavras-chave: Sociologia da educação
Identidade pessoal
Meio escolar
Ensino básico
Feedback
Auto-conceito
Data: 2013
Editora: Edições UNI-CV
Citação: Martins D, Carvalho C, Gama AP, Carvalho C, Tavares D, Fiúza E, et al. Eu e eles: a construção da identidade em alunos do Ensino Básico. In Ferreira AC, Domingos AM, Spínola C, editors. Nas pegadas das reformas educativas: atas do I Colóquio Cabo-Verdiano realizado no Departamento de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Cabo Verde. Cidade da Praia: Edições UNI-CV; 2013. p. 335-49.
Resumo: Partilhando a ideia que a identidade individual é um conceito que expressa caraterísticas singulares que se constroem e desenvolvem na acção de relacionamento com os outros, o domínio da identidade cruza-se com o da aprendizagem. Este estudo faz parte de um projeto investigação, cujo objetivo principal é compreender a relação entre a natureza do feedback do professor, a identidade do aluno e o comprometimento do aluno na escola. A finalidade deste trabalho foi a construção de um questionário. Pretendia-se compreender como os alunos do Ensino Básico vão construindo a sua identidade de aluno, partindo das questões: a) Como me vejo enquanto aluno?; b) Como os meus colegas me veem enquanto aluno?; c) Como os professores me vêem enquanto aluno? Alunos do 6º e 9º ano de escolaridade, entre os 10 e os 19 anos de idade, num total de 44, responderam a um questionário em formato de resposta aberta. Uma análise preliminar indica que os alunos têm imagens positivas e negativas de si mesmos enquanto alunos, verificando-se semelhanças entre as imagens que os alunos referem de si e as que consideram que os colegas e os professores têm deles enquanto alunos. Os alunos de 6º ano descrevem-se com um maior número de imagens, tanto positivas como negativas. Contudo, as imagens destes alunos são semelhantes às descritas pelos alunos de 9º ano. Estes resultados sugerem-nos que as imagens que os alunos vão construindo acerca das suas posições são estáveis.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4086
ISBN: 978-989-97833-9-3
Versão do Editor: http://www.academia.edu/8903511/Nas_pegadas_das_reformas_educativas_-_Atas_do_I_COL%C3%93QUIO_CABO-VERDIANO_DE_EDUCA%C3%87%C3%83O
Aparece nas colecções:ESTeSL - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Eu e eles_a construção da identidade em alunos do Ensino Básico.pdf279,62 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.