Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/4067
Título: Vocês Ocupam e a lei há-de vir: poder militar na revolução portuguesa (1974-1975)
Autor: Rezola, Maria Inácia
Palavras-chave: Transição à democracia
Portugal – século XX
Revolução Portuguesa
Data: 19-Mai-2012
Editora: Rede de História Contemporânea ; Instituto de História Contemporânea Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa –IHC; Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra - CEIS20
Citação: Rezola, Maria Inácia - Vocês Ocupam e a lei há-de vir": poder militar na revolução portuguesa (1974-1975). I Congresso Anual de História Contemporânea: Atas, Lisboa, Reitoria da Universidade Nova, 19 maio 2012, (pp. 509-525).
Resumo: Segundo Thomas Bruneau, a transição portuguesa foi imprevisível: “confiando nas visões estereotipadas da sociedade portuguesa e na literatura teórica sobre o estado e a sociedade nos países em desenvolvimento, ninguém a poderia ter antecipado” caracter original e inesperado da transição da ditadura à democracia, em Portugal, há muito que chama a atenção da comunidade académica nacional e internacional. Historiadores, polítilogos e outros cientistas sociais têm procurado caracterizar a radical e violenta ruptura com a ordem ditactorial, o colapso da autoridade do Estado e as tensões que envolveram a definição do novo regime Apesar de ainda subsistirem diferentes visões, quanto peso relativo dos diferentes actores da complexa transição revolucionária portuguesa, vários autores enfatizam a importância que nela tiveram os militares congregados em torno do Movimento das Forças Armadas (MFA)
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4067
ISBN: 978-989-98388-0-2
Versão do Editor: http://congresso.histcontemp.pt/
Aparece nas colecções:ESCS - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
capa_congresso historia.pdf123,67 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.