Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3999
Título: O diário de grupo como instrumento mediador na resolução de conflitos entre pares
Autor: Silva, Andreia Filipa Tavares Martins Da
Orientador: Silva, Mary Katherine
Palavras-chave: Competência social
Conflito
Diário de grupo
Participação cooperada
Brincar
Jogar
Social skills
Conflict
Daily group
Cooperative participation
Play
Data de Defesa: Jul-2014
Resumo: Intitulado “O Diário de Grupo como instrumento mediador na resolução de conflitos entre pares”, o presente relatório enquadra-se no Mestrado em Educação Pré-escolar e é fruto da Prática Profissional Supervisionada desenvolvida em dois contextos educativos: Creche e Jardim de Infância. Este relatório tem como objetivo evidenciar a análise crítica, reflexiva e fundamentada da ação pedagógica realizada em Creche numa IPSS, durante o período de tempo de 6 a 31 de janeiro de 2014, com um grupo de 16 crianças entre os 16 e os 24 meses e em Jardim de Infância numa instituição privada, durante o período de tempo de 10 de fevereiro a 24 de maio de 2014, com um grupo de 20 crianças entre os 3 e os 5 anos de idade. Neste relatório é apresentada de forma crítica e reflexiva, um dos instrumentos reguladores utilizados pelo modelo pedagógico – Movimento da Escola Moderna (MEM) – o Diário de Grupo, como e de que forma é que este influência a resolução dos conflitos interpessoais que surgem semanalmente, abordando o ambiente democrático e a participação cooperada das crianças nas situações problemáticas. Na exploração deste estudo do tipo qualitativo são apresentadas situações e atividades reais, que permitiram uma análise global do comportamento das crianças no ambiente educativo.
Abstract This report entitled "The Group Journal as mediating instrument in conflict resolution among peers", was elaborated for the Masters in Preschool Education and is the result of Supervised Professional Practice carried out in two educational contexts: Nursery and Kindergarten. This report aims to highlight the critical and reflective analysis of pedagogical activities held in a daycare IPSS (private social security institution) from January 6th to the 31st 2014 with a group of 16 children between the ages 16 and 24 months. The same analysis was held for the activities carried out in private kindergarten from February 10th to May 24th 2014 with a group of 20 children aged between 3 and 5 years old. This report analyses how and in what way the use of The Group Journal, one of the regulating tools used by the Modern School Movement (MEM) pedagogical model, influences weekly interpersonal conflict resolution by addressing the democratic environment and the children’s cooperative participation in difficult situations. Real situations and activities are presented in this qualitative study allowing for a global analysis of children’s behavior in this educational environment.
Descrição: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3999
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
O diário de grupo como instrumento mediador na resolução de conflitos entre pares.pdf1,89 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.