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Título: As 1as páginas dos jornais portugueses e a cobertura às Capitais Europeias da Cultura, Porto 2001 e Guimarães 2012
Autor: Centeno, Maria João Anastácio
Palavras-chave: Cobertura jornalística
Eventos culturais
Destinos turísticos
Data: 2014
Editora: CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
Citação: CENTENO, Maria João - As 1as páginas dos jornais portugueses e a cobertura às Capitais Europeias da Cultura, Porto 2001 e Guimarães 2012. In: MARTINS, Moisés de Lemos & OLIVEIRA, Madalena (orgs.) - Comunicação ibero-americana: os desafios da internacionalização: Livro de Atas do II Congresso Mundial de Comunicação ibero-americana. Braga: CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, 2014. ISBN 978-989-8600-29-5. pp. 2797-2806
Resumo: Portugal acolheu, nos últimos 13 anos, duas edições do evento Capital Europeia da Cultura, Porto 2001 e Guimarães 2012; o que pretendemos ilustrar nesta comunicação é a cobertura que a imprensa portuguesa (jornais diários Público, Diário de Notícias, Correio da Manhã e Jornal de Notícias, newsmagazine Visão e semanário Expresso) realizou a cada um desses acontecimentos, e que nos permite definir as etapas que marcaram cada um deles, os padrões de atuação, os grandes protagonistas, o tipo de planeamento e as especificidades da programação. Esta comunicação apresenta os contornos da informação que a imprensa portuguesa veiculou ao longo dos dois anos em que decorreram as últimas edições da Capital Europeia da Cultura em Portugal, nomeadamente o facto de a cobertura jornalística se ter desviado da divulgação da programação dos eventos para a sugestão de roteiros de visita e pouco ou nada questionar o papel que as cidades, ao promover iniciativas deste tipo, têm enquanto lugares de inovação em termos de políticas culturais, de produção e inovação artísticas. As técnicas da análise de conteúdo realizada às referências de 1ª página e respetivos desenvolvimentos no interior das edições mostram como a imprensa é fundamental à promoção das cidades enquanto destinos culturais/turísticos, com a possível terrível consequência de transformar o jornalista da área da cultura em agente de promoção não tanto cultural mas turística.
Descrição: Artigo baseado na comunicação proferida no II CONGRESSO MUNDIAL DE COMUNICAÇÃO IBERO-AMERICANA: os desafios da Internacionalização, realizado na Universidade do Minho, Braga, Portugal, 13-16 de abril de 2014
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3994
ISBN: 978-989-8600-29-5
Versão do Editor: http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/1978/1900
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