Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3990
Título: Como se aprende no jardim-de-infância utilizando o modelo do Movimento da Escola Moderna
Autor: Marques, Jessica Capelo
Orientador: Costa, Lurdes
Palavras-chave: Educação
Aprendizagem cooperativa
Jardim de infância
Movimento da Escola Moderna
Education
Cooperative learning
Kindergarten
Data de Defesa: Jul-2014
Resumo: O relatório foi concretizado no âmbito da prática de intervenção realizada no Mestrado em Educação Pré-Escolar, no presente ano letivo. Expõe uma análise reflexiva de todo percurso da PPS nos contextos de Creche e Jardim-de-infância, apresentando uma caracterização cuidada dos contextos socioeducativos, as intenções definidas para a ação pedagógica com os grupos de crianças, as equipas e as famílias e a problemática mais relevante ao longo da intervenção. A problemática escolhida assenta na inquietação de compreender o processo pelo qual são potenciadas aprendizagens na educação pré-escolar e utiliza como orientação para tal, o modelo do Movimento de Escola Moderna. São abordados os instrumentos e momentos assentes nos pressupostos e princípios do modelo que proporcionaram um clima facilitador de aprendizagens. Com base na orientação do MEM, também é feita uma reflexão das lacunas e dificuldades que surgiram na intervenção. A integração do modelo do MEM também decorre da forma como me identifiquei com o mesmo, perspetivando integrá-lo na minha ação pedagógica, enquanto futura educadora de infância.
Abstract The report was brought under the practice of intervention performed in Masters in Preschool Education in this school year. Exhibiting a reflective analysis of the entire course of PPS in the contexts of Nursery and Kindergarten, presenting a careful characterization of youth contexts, intentions defined for pedagogical action with groups of children, families and teams and more problematic relevant during the intervention. The issue chosen based on caring to understand the process by which learning in preschool education is enhanced and used as guidance for this, the model of the Movimento de Escola Moderna. Examines the instruments and moments based on the assumptions and principles of the model that provided a facilitator climate of learning. Based on the orientation of the MEM is also made to reflect the gaps and difficulties that arose in the intervention. The integration model of the MEM also stems from how I identified with it, hoping to integrate it in my pedagogical action, while future kindergarten teacher
Descrição: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3990
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Como se aprende no jardim-de-infância utilizando o modelo do Movimento da Escola Moderna.pdf451,51 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.