Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3981
Título: O diário enquanto instrumento regulador da interação social e do desenvolvimento das competências sociais
Autor: Fernandes, Ana Raquel Dos Santos
Orientador: Lino, Dalila
Palavras-chave: Diário de turma
Interação social
Competência social
Expressão de emoções
Class diary
Social interaction
Social skills
Emotions expression
Data de Defesa: Jul-2014
Resumo: O presente relatório resulta da Prática Profissional Supervisionada (PPS) desenvolvida nas valências creche e jardim de infância (JI), que foi realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Durante uma semana do mês de dezembro de 2013 e a totalidade do mês de janeiro de 2014 foi desenvolvido o estágio junto de um grupo de crianças com idades compreendidas entre os seis e os doze meses, disponibilizando-se um conjunto diversificado de materiais/brinquedos adequados à faixa etária do grupo e à fase de desenvolvimento em que cada criança se encontrava. Entre o mês de fevereiro e maio do presente ano desenvolveu-se a PPS com vinte crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos, onde foram realizadas diferentes atividades, relacionadas com a problemática do relatório, assim como relacionadas com o projeto desenvolvido e intitulado “Astronautas e Foguetões”. Foi durante a PPS que surgiu a problemática O diário enquanto instrumento regulador da interação social e do desenvolvimento das competências sociais. As atividades decorrentes da problemática surgiram depois de uma cuidadosa análise ao diário da sala, construído pelas crianças num momento de grande grupo, onde as mesmas registam “O que não gostaram” e “o que gostaram” no decorrer do dia. De acordo com Ana citada em Vasconcelos (1997), na “escola, as crianças são não apenas indivíduos, mas membros de um grupo e, como tal, têm de aprender a funcionar dentro desse grupo” (p.174). De acordo com Kessler (1991, citado em Vasconcelos, 1997), ao realizarem-se reuniões de grande grupo, nas quais as crianças têm voz ativa, promove-se na “sala uma democracia verdadeiramente participativa” (p.175). Assim, considera-se que as crianças ao saberem respeitar-se umas às outras nos momentos de grande grupo, com mais facilidade aprendem a conviver com os colegas noutras circunstâncias, como por exemplo nas brincadeiras livres.
Abstract The present report follows the Supervised Professional Practice (PPS) developed in valences nursery and kindergarten (JI), which was held as part of the Masters in Preschool Education. During one week of December 2013 and the entire month of January 2014, an internship has been developed with a group of children aged between six and twelve months old, and was provided a diverse set of materials/toys appropriated to the age group and development phase in which each child was. Between February and May of current year, the PPS was developed together with twenty children, aged between three and six years old, where different activities related to the issue of the report were performed and related to the developed project, entitled "Astronauts and Rockets". It was during the PPS that the issue “Diary as a regulative tool of social interaction and development of social skills” arose. Activities resulting from this issue arose after proceeding to a room diary analysis. The room diary is built by children at times of large group meeting, where the ones record "what they did not like" and "what they did like" throughout the day. According to Ana, cited in Vasconcelos (1997), in "school, children are not only individuals, but also members of a group, and as so, they must learn how to work within that group" (p.174). According to Kessler (1991) cited in Vasconcelos (1997), by performing up to large group meetings, in which children have an active voice, a "a truly participatory democracy" (p.175) is promoted. Thus, it is believed that, if children know how to respect each other in times of large group, they more easily learn how to socialize with colleagues in different scenarios, such as in free play.
Descrição: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3981
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.