Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3979
Título: O papel do adulto na resolução de conflitos entre crianças do jardim de infância
Autor: Batista, Diana Filipa Bastos
Orientador: Seixas, Cristina
Palavras-chave: Conflito
Mediação
Educador de infância
Desenvolvimento moral
Competência social
Conflict
Mediation
Educator
Moral development
Social skills
Data de Defesa: Jul-2014
Resumo: O presente relatório partiu da Prática Profissional Supervisionada realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, lecionado pela Escola Superior de Educação de Lisboa. A prática realizada no contexto de Creche (12-24 meses) decorreu durante o mês de janeiro e a prática em jardim-de-infância (4-5 anos) teve início em fevereiro, culminando na última semana de maio. É objetivo deste trabalho fazer uma análise reflexivo-teórica deste percurso, através da explicitação das intenções subjacentes à prática, bem como da ilustração da ação pedagógica desenvolvidas nos dois contextos. No decorrer da prática em jardim-de-infância foi possível estudar a problemática da gestão de conflitos ocorridos entre as crianças. Assim, o capítulo 4 do presente trabalho centrar-se-á no modo como as crianças resolvem os conflitos e no papel do adulto perante estes episódios. Estes conflitos advêm das interações que as crianças protagonizam com os seus pares em contexto de Creche e de Jardim-de-Infância. Nestas interações as crianças são muitas vezes confrontadas com comportamentos, pensamentos e atitudes divergentes dos seus, situações que acabam por gerar conflitos interpessoais. O educador deve fornecer, às crianças envolvidas, mecanismos que as auxiliem a resolver os problemas individualmente. Assim, os comportamentos das crianças e as suas relações interpessoais são adequadas, proporcionando o desenvolvimento de competências sociais. Assim nasceu a problemática que dá titulo ao presente relatório – “O papel do adulto na gestão de conflitos entre crianças do jardim-de-infância” – onde serão fornecidas algumas práticas que auxiliem o adulto a lidar com os conflitos que surgem diariamente na sala de atividades. Estas práticas foram definidas/ sendo construídas ao longo da minha intervenção, através da articulação da prática da educadora cooperante, com o referencial teórico do modelo curricular do High-Scope e com a reflexão sobre a minha própria intervenção ao longo da PPS. O papel das crianças foi fundamental para a construção de conclusões e o envolvimento das mesmas constituiu o ponto central da problemática.
Abstract The following report refers to a Professional Supervised Traineeship undertook as part of a Masters Degree in Pre-School Education at the Escola Superior de Educação de Lisboa. This traineeship was undertaken using a socio-educational approach in Nursery classes (12 and 24 months), during the month of January, and in Reception classes (4 and 5 years) from the beginning of February until the last week of May. The main goal of this dissertation is to showcase a theoretical and reflective analysis of my path as a trainee during the above mentioned period of time. My objectives, ambitions and intentions prior to the beginning of my placement will be explained as well as the layout of the pedagogic action developed during the traineeship. The period of traineeship in Reception classes allowed me to reflect and study the problematic related to conflict management within the context of those classes. Within the context of both Nursery and Reception classes allowing the children to work in pairs revealed to be crucial. By interacting with their peers children are often presented with behaviours, thoughts and attitudes that diverge from their own, a situation that often generates personal conflicts. This was the inspiration behind the problematic in the base of my dissertation – “The role of adults in conflict management between children in Reception classes” – where some practical suggestions will be provided in order to assist adults in dealing with the conflicts that come across daily in the class and activity rooms. These suggestions were put together during my traineeship as a result of my role as Assistant Educator, within the theoretical framework of High-Scope’s curriculum, and through my own assessment and reflections during the time of my traineeship. The role of the children was fundamental to the construction of my conclusions and their involvement and behaviour was the main inspiration behind the origin and development of my argument.
Descrição: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3979
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

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