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Título: Avaliação da qualidade em creche: implicações e resultados da aplicação do modelo de avaliação da qualidade das respostas sociais - creche, numa instituição particular de solidariedade social
Autor: Nabais, Madalena Sousa Macedo
Orientador: Prata, Manuela
Palavras-chave: Educação
Respostas sociais
Creche
Avaliação e certificação da qualidade
Education
Social responses
Nursery
Quality evaluation and certification
Data de Defesa: Nov-2014
Citação: Nabais, M. S. M. (2014). Avaliação da qualidade em creche: implicações e resultados da aplicação do modelo de avaliação da qualidade das respostas sociais - creche, numa instituição particular de solidariedade social [Dissertação de mestrado] Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboa
Resumo: Esta tese centra-se numa investigação realizada no âmbito da avaliação da qualidade em educação, mais precisamente em creche, através do recurso ao referencial normativo do Modelo de Avaliação da Qualidade das Respostas Sociais, com o objetivo central de conhecer as implicações e resultados da sua aplicação para a resposta social creche, numa Instituição Particular de Solidariedade Social. Através de uma metodologia qualitativa, desenvolvemos numa instituição particular de solidariedade social com certificação da qualidade, um estudo de caso que contou com a participação e colaboração de profissionais de alguns dos seus diferentes níveis hierárquicos numa ótica comparativa de perspetivas, sendo estes membros da direção, coordenação, responsável da qualidade e educadoras de infância. Como instrumentos e técnicas de recolha de dados foram feitas entrevistas individuais semiestruturadas e uma entrevista Focus Group a partir de guiões de entrevista preparados por temas e objetivos que conduziram à sugestão de um conjunto de questões. Estas entrevistas foram complementadas por uma análise documental e após todo o processo e análise procedemos à triangulação dos dados. Da análise dos resultados e das perspetivas dos atores conclui-se que apesar de alguns constrangimentos, dificuldades, resistências e limitações referidas pelos participantes, o balanço final da aplicação do MAQRS-creche na instituição é positivo e valeu a pena. Apurámos também que no final de todo o processo, os objetivos que motivaram a decisão da sua implementação, concretizaram-se e corresponderam às expectativas da instituição face à validação da importância do Modelo MAQRS enquanto normativo de referência para a concretização da avaliação e certificação da qualidade das respostas sociais junto da instituição.
ABSTRACT This thesis focuses on an investigation carried out in the framework of the evaluation of quality in education, more precisely in nursery, by using a normative reference of quality assessment model of social responses, with the central objetive of knowing the implications and results of its implementation to the nursery social response in a Private Institution of Social Solidarity. Through qualitative methodology, was prepared a case study as a research strategy, which counted with the collaboration of a private social solidarity institution with quality certification and with the participation of some of its different hierarchical levels in a comparative perspetive, these being members of the direction, coordination, quality and educators of childhood. As instruments and data collection techniques were made individual semisstructured interviews and a Focus Group interview from interview guides prepared by themes and objetives which led to the suggestion of a set of questions. These interviews were supplemented by a documentary analysis and the related data and information collected were analysed through the technique of content analysis. The analysis of the results and prospects of the actors led to the conclusion that despite some constraints, difficulties, resistances and limitations referred to by participants, the bottom line of the MAQRS-nursery application in the institution is positive and worth it, and the objetives that motivated the decision of its implementation were accomplished at the end of the whole process, matched the expectations of the institution and thus validated the purpose of the MAQRS Model to provide normative reference to quality evaluation and certification of social institutions
Descrição: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do Grau de Mestre em Ciências da Educação, especialização em Administração Escolar
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3960
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

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