Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3946
Título: Reflexão e auto-avaliação do/a educador/a
Autor: Sabino, Ana Catarina Dias Ribeiro
Orientador: Gomes, Elisabete
Palavras-chave: Reflexividade docente
Auto-avaliação
Educador
Instrumento regulador
Teaching staff reflectivity
Self-assessment
Educator
Adjustment instrument
Data de Defesa: Jul-2014
Resumo: O presente relatório é fruto das vivências realizadas na Prática Profissional Supervisionada (PPS) nos contextos socioeducativos de Creche e Jardim-de-infância (JI), realizando uma análise reflexiva, crítica e fundamentada da intervenção. Este trabalho tem como objetivo dar a conhecer o percurso realizado em parceria com os dois grupos de crianças, com as suas famílias e com as equipas educativas. O trabalho que vim a desenvolver nestes últimos meses teve início no estágio em Creche, onde pude trabalhar com crianças dos 22 aos 36 meses, sendo finalizado com o estágio em JI, com uma maior duração do que o anterior, onde tive o privilégio de partilhar saberes com crianças dos 3 aos 6 anos. Ao longo da minha prática surgiu o interesse de aprofundar uma problemática que foi transversal ao período de intervenção desde o começo do estágio em Creche, iniciado a 9 de dezembro e terminado a 31 de janeiro, ao estágio em JI, iniciado a 10 de fevereiro e terminado a 23 de maio. A problemática, que dá título ao relatório apresentado, designa-se “A reflexão e auto-avaliação do/a educador/a”. Na minha intervenção o processo formativo resultante da reflexão e auto-avaliação, tecida diariamente, sobre a minha ação educativa, foi relevante para a alteração de práticas e consolidação de uma postura profissional adequada e de qualidade. É objetivo do estudo da problemática compreender as práticas reflexivas e avaliativas manifestadas ao longo do estágio e, também, as dos profissionais desta área. Para a mobilização da compreensão sobre a minha prática, identifica-se como ponto de partida os dados recolhidos do instrumento de avaliação da ação. Salienta-se a importância da revisão da literatura na compreensão da problemática, na reflexão das práticas e na construção do instrumento. Pela natureza do estudo identifica-se a abordagem mista como metodologia investigativa.
Abstract This report is the result of the experiences lived during the Supervised Professional Practice (SPP) in Infant Daycare and Kindergarten socio and educational context, while performing a reflective, critical and reasoned analysis of the intervention. The objective of the present paperwork is to showcase the path accomplished in partnership with two group of children, its families and educational teams. The work that I have been developing during the past few months began as an internship at Infant Daycare, where I was able to work with children from 22 to 36 months, having its end with an internship at Kindergarten with a longer duration than the former, where I had the privilege of sharing learnings with children from 3 to 6 years. During the exercise of these internships, the interest of going deeper on a thematic that was a constant throughout the whole period of intervention in the Infant Daycare, from the 9th of December to 31st of January, and in the internship at the Kindergarten, from 10th of February until the 23rd of May, rose. The thematic, which entitles this report, is "The reflection and self-assessment of the educator". On my intervention, the formative process result of reflection and self-assessment, produced daily, about my educational action, led to changes in practices and consolidation of an adequate and above average professional attitude. It is the scope of the study of this thematic to understand the reflective and assessment practices performed during the internship, as well as those from this area's professionals. I identify as starting point the data collected from the action evaluation instrument in order to better understand my practice. It is highlighted the importance of revising the literature on the understanding of the thematic, reflection of the practices and creation of the instrument. Given the study's nature the mixed approach in identified as the research methodology.
Descrição: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3946
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

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