Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3928
Título: O papel do educador no modelo curricular do movimento da escola moderna: reflexão em torno da construção da prática profissional supervisionada
Autor: Remédios, Joana Moura
Orientador: Silva, Mary Katherine
Palavras-chave: Educador de infância
Movimento da escola moderna
Educação pré-escolar
Identidade profissional
Early years teacher
Modern school movement
Preschool education
Professional identity
Data de Defesa: Jul-2014
Resumo: Este relatório insere-se na unidade curricular Prática Profissional Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-escolar e é fruto da intervenção realizada nos contextos de Creche e Jardim de Infância. A reflexão sobre a ação pedagógica desenvolvida com um grupo de crianças deve ser um dos objetivos essenciais na profissão de um educador de infância. Só refletindo sobre o trabalho concretizado é que se torna possível modificar e melhorar a intervenção de um futuro próximo. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo fazer uma análise e reflexão referentes ao processo desenvolvido durante o período de Prática Profissional Supervisionada (PPS), incidindo essencialmente numa problemática que se destacou no decorrer da intervenção pedagógica. A prática em JI decorreu num contexto que proporcionou vivenciar as práticas do modelo curricular do Movimento da Escola Moderna (MEM), no qual ainda não tinha sido desenvolvido, anteriormente, nenhum período de estágio. Foi então necessário, como educadora-estagiária, fazer uma observação atenta e contínua e repensar sobre a ação pedagógica. Daí, surgiu a problemática que tomou a forma de uma reflexão mais aprofundada sobre qual o papel do/a educador/a no modelo curricular do MEM, tendo em conta, sobretudo, a PPS desenvolvida ao longo destes meses, complementada com a literatura pertinente, que forneceu uma estrutura teórica mais sólida para o trabalho desenvolvido. Este relatório permitiu assim inferir a natureza diferenciada do papel de um educador no modelo do Movimento da Escola Moderna (MEM), bem como os seus benefícios. Todo o trabalho desenvolvido auxiliou à construção de uma identidade profissional mais consentânea com as prerrogativas da vida ativa, ainda que permaneça inacabada e em constante evolução.
Abstract This report falls within the curricular unit of Supervised Professional Practice, a part of the Early Childhood Education Master’s degree, and is a result of the intervention undertaken in both Nursery and Preschool contexts. To reflect upon the pedagogical action developed with a group of children should be one of the primary goals in the professional life of a educator. Only through reflecting on the work performed, it can be possible to modify and improve any intervention in the near future. Thus, the main goal of this report is to analyze and critically interpret the process developed during the period of Supervised Professional Practice, focusing especially in a problematic which arose throughout the pedagogical intervention. The educational intervention developed in Preschool environment provided a context in which it was possible to experience the practices of a curricular model which had not yet been explored in any internship period, the “Modern School Movement”. It became imperative, both as a educator and as an intern, to carefully and continuously observe, as well as to rethink, the pedagogical action performed. Thereof, the problematic emerged, taking shape as a more profound reflection on the role which should be performed by a teacher/educator integrated in the Modern School Movement. This reflection took mainly into account contributes extracted from the Supervised Professional Practice, complemented with germane literature, which provided a more solid theoretical structure to the work developed. This report thusly allowed inferring the differentiated nature of the role played/performed by an educator in the Modern School Movement. All of the work developed as a trainee educator, much like the reflection upon this very work, helped to build a professional identity more consistent with the prerogatives and predicaments of working life, although it is still continuously evolving and growing, as one grows with it.
Descrição: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado Em Educação Pré-Escolar
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3928
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

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