Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3916
Título: Modernização da linha da Beira Baixa: troço Covilhã - Guarda
Autor: Cerqueira, Belmiro João da Silva
Orientador: Martins, Armando do Carmo
Palavras-chave: Via férrea
Rail track
Traçado de via
Track alignment
Trabalhos de via
Track works
Materiais de via
Track materials
Data de Defesa: Dez-2013
Editora: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Citação: CERQUEIRA, Belmiro João da Silva - Modernização da linha da Beira Baixa: troço Covilhã - Guarda. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2013. Dissertação de mestrado.
Resumo: O presente documento, que se enquadra no Trabalho Final de Mestrado do Curso de Engenharia Civil, ministrado no ISEL refere-se ao desenvolvimento de um Projeto de Execução, na especialidade de Via Férrea, relativo à Modernização da Linha da Beira Baixa para o Troço Covilhã – Guarda, numa extensão aproximada de 46 Km. Em termos gerais, este projeto contempla a renovação da atual linha, em bitola 1668 mm, considerando a manutenção do atual espaço canal e a sua futura eletrificação, permitindo assim a ligação, em tração elétrica, entre o Entroncamento e a Guarda através da Linha da Beira Baixa. A redefinição da geometria de via (planimetria a altimetria) teve cartografia adequada e levantamentos topográficos a clássico (coordenação e nivelamento de via bem como perfis transversais), software de cálculo automático e documentos normativos europeus e da REFER – Rede Ferroviária Nacional. O troço em questão, inserido numa zona de orografia desfavorável. é caracterizado pela existência de um número significativo de pontos fixos, de que se destacam pontes e pontões metálicos e ainda o túnel do Sabugal. Para além das preocupações ao nível destes pontos fixos, foi igualmente preocupação dominante, a compatibilização da futura diretriz e rasante com as necessidades inerentes à criação de condições para a implantação dos postes de catenária, bem como a implantação de órgãos de drenagem, minimizando igualmente as intervenções nos taludes, que, na maioria do traçado traduzem uma situação de meia encosta (aterro de um dos lados e escavação do outro). Para além da geometria do traçado, no projeto foram ainda definidos os materiais de via a aplicar, bem como os inerentes trabalhos de via. Por razões de confidencialidade a informação relativa a medições, Mapa de Quantidades de Trabalho, Definição de Preços Unitários, Estimativa Orçamental não é apresentada no presente documento.
Abstract: This document is part of the final assignment of the Master’s Degree in Civil Engineering at ISEL (Superior Institute of Engineering of Lisbon) and describes the Detail Design for the modernisation of the Beira Baixa railway line project between Covilhã and Guarda covering an approximate extension of 46 Km. The project includes renovating the existing corridor with a 1668 mm gauge and preparing it for future electrification. This wil allow the connection between Entroncamento and Guarda through electric traction. The redefinition of the track geometry (planimetry and altimetry) was based on accurate OS mapping (coordination and levelling track, as well as cross sections), specific software and European and REFER (Portuguese Railway Infrastructure Company) standards. This part of the track is highly constrained in terms of orography and in the number of existing structures (bridges and Sabugal tunnel) wich cannot be moved. It is also mandatory to ensure the future vertical and horizontal alignments allow the construction of support infrastructures such as the electrification poles and drainage systems. Since mosto f the layout is established in a hillside (embankment on one side and cutting on the other) the renovation is expected to minimise the intervention in existing slopes. This document also presents information on different track materials to be applied ando n track works. For confidentiality reasons information related to measurements and bills of quantities will not be shown.
Descrição: Trabalho de Projeto para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil na Área de Especialização em Vias de Comunicação e Transportes
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3916
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