Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3896
Título: Particularidades do ensino do canto a adolescentes no contexto da Escola de Música do Conservatório Nacional: relatório de estágio
Autor: Farrapa, Rute Cristina Dutra
Orientador: Madureira, Luís
Palavras-chave: Canto
Adolescência
Mudança de voz
Regime integrado
Regime supletivo
Singing
Adolescence
Voice change
Data de Defesa: Ago-2013
Editora: Escola Superior de Música de Lisboa
Resumo: Resumo I - O presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Estágio do Ensino Especializado (EEE) do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música de Lisboa, ramo de especialização em Canto. Incide sobre a Prática Pedagógica desenvolvida com três alunos de Canto da Escola de Música do Conservatório Nacional (EMCN), no ano letivo de 2012/2013, em diferentes níveis de desenvolvimento vocal, adolescentes, ou tendo saído há pouco tempo da adolescência. Nesta secção, encontram-se enumeradas as principais linhas pedagógicas seguidas, assim como os principais motivos das opções tomadas. Descreve-se também a forma como foi organizado e planeado o trabalho técnico e musical desenvolvido com os alunos, adequado à fase de desenvolvimento físico e vocal de cada um, além do conjunto de atividades escolares realizadas, as quais tiveram como finalidade promover o seu desenvolvimento artístico.
Resumo II - De acordo com a legislação em vigor, a EMCN tem vindo a aceitar, no curso de Canto, cada vez mais alunos adolescentes. Apesar da escola oferecer duas opções de frequência para o referido curso, o regime integrado e o regime supletivo, os alunos continuam a preferir frequentá-lo em regime supletivo. Assim, encarou-se este projeto de investigação como uma oportunidade de analisar parte da problemática do ensino do Canto a adolescentes, em particular a pertinência da expansão do curso de Canto em regime integrado na EMCN, partindo das seguintes questões: que fatores influenciam um aluno adolescente a querer frequentar o curso de Canto na EMCN em regime integrado ou em regime supletivo e quais as diferenças na aquisição de competências por parte de alunos adolescentes que frequentam o curso nos referidos regimes. Considerando que seria importante conhecer a complexidade da natureza vocal dos adolescentes no que respeita à mudança de voz, foi feita uma pesquisa bibliográfica relacionada com o tema, assim como foram descritos e analisados alguns métodos pedagógicos praticados com adolescentes. De seguida, foram entrevistadas oito alunas que frequentam o curso de Canto na EMCN, quatro em regime supletivo e quatro em regime integrado. Foram também recolhidos os programas de audições e exames, com o objetivo de quantificar o repertório trabalhado e analisar as diferenças na execução. Os dados obtidos revelaram que as razões que levam um adolescente a querer estudar Canto e a optar pela frequência do curso em regime integrado ou em regime supletivo, estão diretamente relacionadas com o meio social e escolar em que os alunos estão inseridos e com as experiências vocais anteriormente vividas. Os dados revelaram ainda que as alunas que frequentam o curso em regime integrado desenvolvem mais rapidamente a sua autonomia técnica e musical do que as alunas que o frequentam em regime supletivo.
Abstract I - The present internship report was prepared as part of the Curricular Unity (CU) of the Specialized Teaching Stage for Master in Music Teaching at Escola Superior de Música de Lisboa in the scope of the CU of Didacticism in Specialized Teaching. It is focused on the pedagogical practice developed with three singing students of the Escola de Música do Conservatório Nacional (EMCN), during the 2012/2013 school year, each with different levels in vocal development, being adolescents or having recently left adolescence. In this section, the main pedagogical lines which were followed are listed, as well as the main reasons which led to their choice. How the technical and musical work was organized and planned with the students is also described according to the physical and vocal development of each one, in addition to all school activities held, the aim of which was to promote the artistic development of students.
Abstract II - According to the legislative rules, the EMCN has incorporated a growing number of adolescent students in to the singing course. Although the school has provided two attendance options for the above course, regime integrado (when the subjects of general education and specific music training are both taught at the music school) and regime supletivo (When the specific and vocational training is given at the music school, whatever are the students qualifications or age), students still prefer to attend the latter. This research project was seen as an opportunity to analyse part of the problem related to teaching singing to adolescents, in particular the relevance of the continued implementation of the singing course in the regime integrado, based on the following questions: Which factors influence the adolescent students to choose either the regime integrado or the regime supletivo for singing at EMCN? What are the differences in the skills acquired by students in either one regime or the other? Considering that it is important to know the complexity of the vocal nature of adolescents as regards to voice change, a bibliographic search related to the topic was done.In addition, several teaching methods practiced with adolescents were described and analysed. Eight interviews to adolescents attending the singing course at EMCN were then executed: four under the regime integrado and another four under the regime supletivo. Programs of all their public performances held this academic year were also collected with the aim of quantifying the repertoire and understanding differences in its execution. Data obtained revealed that reasons for an adolescent to choose the regime integrado or the regime supletivo are directly related to social and school environments in which they are inserted, as well as the vocal experiences previously acquired. Furthermore data also showed that girls who attend the regime integrado have a faster development in their musical and technical autonomy as compared to those attending the regime supletivo.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3896
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