Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3895
Título: Relatório de estágio: mestrado em ensino da música
Autor: Ferreira, Isa Margarida Peixinho
Orientador: Cruz, Nuno Ivo
Coutinho, João Pereira (professor cooperante)
Palavras-chave: Modelos de ensino
Improvisação
Criatividade
Desenvolvimento pessoal e musical
Escala pentatónica
Actualização curricular
Teaching models
Improvisation
Creativity
Musical and personal development
Pentatonic scale
Curriculum update
Data de Defesa: Ago-2013
Editora: Escola Superior de Música de Lisboa
Resumo: Resumo I (Prática Pedagógica)- Este Relatório de Estágio é composto por duas secções. Na primeira descreve-se o estágio realizado pela mestranda, na Classe de Flauta do Professor João Pereira Coutinho (JPC), na Escola de Música do Conservatório Nacional (EMCN), ao longo do ano lectivo de 2012/2013, com a supervisão do Professor Nuno Ivo Cruz. Após uma contextualização da EMCN e dos alunos acompanhados no estágio, descreve-se o desempenho de cada um deles, ao longo do ano lectivo, bem como as práticas educativas desenvolvidas pelo Professor Cooperante, nas aulas assistidas, e as desenvolvidas pela estagiária. Realiza-se uma reflexão sobre as mesmas,apresentando, também, algumas vantagens e desvantagens relativamente ao modelo de Estágio proposto.
Resumo II (Investigação)- Na segunda parte, descreve-se o projecto de investigação, realizando uma revisão de literatura sobre os conceitos mais pertinentes em causa. Expõe-se a metodologia desenvolvida, bem como as teorias relevantes associadas à mesma. Após uma comparação entre o modelo tradicional de ensino praticado, de uma forma geral, nas escolas de ensino especializado da música (oficial e público)- herdado da tradição do Conservatório de Paris- e o modelo tradicional de ensino de jazz, descreve-se o método experimental desenhado e utilizado para introdução dessa prática nas aulas de instrumento. São apontadas estratégias possíveis para a inclusão desta prática no modelo de ensino tradicional da música erudita, apontando os potenciais benefícios que daí poderão decorrer para os alunos. Destaca-se a promoção e o desenvolvimento de competências musicais e sociais, o desenvolvimento da criatividade, da musicalidade, da motivação extrínseca mas, principalmente, intrínseca, bem como o seu contributo para o desenvolvimento positivo da memória auto-biográfica dos alunos. Reflectese, ainda, sobre o contributo da improvisação para o desenvolvimento de consciência musical e pessoal- mas também colectiva- defendendo uma educação abrangente, inclusiva da diversidade estética com a qual nos cruzamos diariamente.
Abstract I (Teaching)- This Internship Report consists of two sections. The first describes the internship conducted by the graduate student in the flute class of Professor João Pereira Coutinho (JPC), in the National Conservatoire of Music (Escola de Música do Conservatório Nacional- EMCN), throughout the academic year of 2012/13, under the supervision of Professor Nuno Ivo Cruz. After a contextualization of the EMCN and the students followed in the internship, we describe their performance throughout the academic year, as well as the educational practices developed in the classroom by the Cooperating Teacher and by the intern. A reflection on them is given, also presenting some of the advantages and disadvantages of the proposed model to the Internship.
Abstract II (Research) -In the second part, we present an investigation about improvisation and some related concepts discussing the possibility of its inclusion in the EMCN curriculum and, in particular, in instrumental classes. After a comparison between the traditional teaching model practiced, generally speaking, in the specialized music schools (official and public) - derived from the tradition of the Conservatoire de Paris - and the traditional model of jazz education, the experimental method designed and used for the introduction of this practice in instrumental classes is described. The possible strategies for the inclusion of this practice in the traditional teaching model of classical music are presented, pointing to the potential benefits that may arise to students. The promotion and development of musical skills (aural, expressive and metacognitive), the development of social creativity, musicality and free will, extrinsic motivation but, mainly, intrinsic, as well as its contribution to the positive development of autobiographical memory of students, is highlighted. The contribution of improvisation to musical awareness and personal development - but also collective - is reflected upon, advocating a comprehensive education, inclusive of the aesthetic diversity which is encountered on daily life.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3895
Aparece nas colecções:ESML - Dissertações de Mestrado

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