Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3894
Título: Relatório de estágio: mestrado em ensino da música
Autor: Dellalyan, Marina
Orientador: Moyano, Jorge
Figueiredo, Pedro (professor cooperante)
Palavras-chave: Competências musicais
Leitura à primeira vista
Improvisação
Acompanhamento
Música de câmara
Piano em conjunto instrumental
Musical skills
Sight-reading
Improvisation
Accompaniment
Chamber music
Data de Defesa: 28-Jun-2013
Editora: Escola Superior de Música de Lisboa
Resumo: Resumo I - O projecto “Piano e outros Instrumentos/orquestra” consiste na implementação do formato Piano e Orquestra em complemento às aulas individuais e aos ensaios de conjunto. O trabalho foi dirigido a um grupo de três alunos com idades de 9, 12 e 16 anos, do curso de Iniciação, Básico e Secundário da EMNSC (Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo). Foram criados momentos distintos em cada fase. Estimulou-se o desenvolvimento de competências musicais e de estratégias metacognitivas visando a evolução dos alunos e a eficácia na realização do estudo individual. O Projecto foi criado com o objectivo de desenvolver as competências musicais, a motivação para realização do estudo individual e de grupo, o espírito e a audição crítica, o controlo dos factores psicológicos, a ansiedade, o aumento da autoconfiança, a aprendizagem, a melhoria da atitude positiva no momento da execução pública e o incremento do interesse pelas actividades relacionadas com a prática musical. A realização deste projecto visou analisar o grau de motivação, o desenvolvimento e a aquisição de competências musicais dos alunos de piano que frequentaram semanalmente aulas individuais, aulas extra de preparação, ensaios com Orquestra “Da Capo”, ensaios com a Orquestra Maior, duos com violoncelo e com canto. Um dos objectivos era comparar o grau de motivação e desenvolvimento dos alunos quando estudam obras nas aulas individuais que constituem o programa curricular e, por outro lado, quando o fazem em peças seleccionadas especificamente para este Projecto. Esta experiência visou proporcionar um conhecimento nos diversos domínios da música, uma visão diferente da funcionalidade do piano em conjunto com os outros instrumentos, a descoberta das sonoridades do piano contrastante e ao mesmo tempo, integrante com outros instrumentos, as formas de funcionamento dos instrumentos de corda, de sopro, dos assuntos relacionados com a afinação e pretendendo-se assim apurar o sentido de fazer parte integrante de um todo.
Resumo II - Há várias formas de tocar piano. Tocar como instrumento solista, como instrumento de acompanhamento e como parte de um conjunto instrumental em variadíssimas constituições: como parte integrante de uma orquestra, como solista de orquestra, em conjunto de dois pianos (podem também ser três ou mais) e a quatro mãos. Existe uma enorme herança cultural que resulta do repertório pianístico/cravístico dos últimos quatro séculos. Vamos ver que tipo de cuidados específicos, formas de ensinamento e métodos existem para incentivar e motivar os jovens pianistas na procura de uma maior versatilidade do piano. Tentaremos entender as dificuldades que existem na realização deste tipo de trabalho, que não é regular, não é suportado pela escola, não é planeado, fazendo-se apenas na base do entusiasmo, da motivação e da interacção professor/aluno. Pretendemos conhecer os benefícios e que capacidades e qualidades estão a ser desenvolvidas.
Abstract I - The assignment “Piano and other instruments/orchestra” consists of the implementation of the Piano and Orchestra forms as a complement to singles classes and band practices. The participants were 3 students, ages 9, 12 and 16, from the initiation, basic and secondary courses at EMNSC (Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo). Within each phase of this project, distinct moments were created. The development of the musical skills and metacognitive strategies were stimulated targeting the students’ evolution and the efficiency of the individual study. The purpose of this assignment was to develop the musical skills, motivation for individual and group study, the critical spirit and listening performance, the management of psychological factors, anxiety, increase of self-confidence, the learning process, positive attitude improvement regarding public performance and the increase of interest in the musical related activities. This study provided the analysis of motivational levels, development and acquisition of musical skills for students who attended weekly individual piano classes, extra curriculum classes, Orchestra “Da Capo” rehearsals, main Orchestra rehearsals, violoncello and singing duos. The main goal is to compare the student’s motivation and development levels when studying masterpieces within the school curriculum as well within this project assigned masterpieces. This experience intends to provide a knowledge regarding the different musical forms, different vision of the piano and other instruments functionality, the discovery of the piano sonority and also its relation with other instruments, the several forms how the chords ones work, the woodwind ones, the tuning issues and finally perceive its relation as a whole.
Abstract II - There are several ways to play the piano. Play piano solo, along with an instrument or ensemble such as symphony orchestra, an orchestra soloist or along with two pianos (which can also be three or four) and with four hands. It is known there are many different ways of playing the piano other than the soloist way. There is an extensive cultural heritage due to the last four centuries of musical repertoire. We pretend to analyze which specific processes and teaching methods can contribute to motivate the pursuit of piano versatility by the young pianists. We will try to expose the existent difficulties in this type of working experiment, one that is neither methodic nor planned and that it is motivational-based, one grounded on teacher-student interaction. We aim to undessrstand the benefits and which skills and qualities are being developed throughout this process.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3894
Aparece nas colecções:ESML - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mestrado em Ensino de Música, Relatório de Estágio de Práticas Pedagógicas.pdf1,7 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.