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Título: Prática de ensino supervisionada no 1.º e no 2.º ciclo do ensino básico: a importância da planificação de textos narrativos no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Autor: Brée, Margarida Proença Cambeiro Teles de
Orientador: Gonçalves, Carolina
Palavras-chave: Subprocessos da escrita
Planificação
Texto narrativo
Writing sub process
Planning
Narrative text
Data de Defesa: Jul-2014
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, consistindo num instrumento de reflexão crítica sobre a intervenção educativa desenvolvida numa turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pertencente a um colégio privado, situado na área da Grande Lisboa. O tema de investigação apresentado, que se relaciona com a importância da planificação de textos narrativos no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico, foi desenvolvido de acordo com a metodologia de investigação-ação, pelo que se articula com a experiência de intervenção vivenciada em ambos os ciclos de ensino. Durante o período de observação, que antecedeu a prática educativa, caracterizou-se o contexto socioeducativo, identificaram-se as potencialidades e fragilidades da turma, definindo-se assim a problemática e os objetivos gerais de intervenção. Partindo dos dados recolhidos foi possível elaborar um plano de intervenção que orientou todo o processo de intervenção pedagógica. Uma vez que o tema de investigação se articula com um dos objetivos gerais definidos foi possível analisar a importância da planificação de textos, entendendo esta etapa como um subprocesso da escrita.
ABSTRACT This report was elaborated for the course unit Prática de Ensino Supervisionada II, and serves as an instrument of critical reflection on the pedagogical intervention which was carried out in a year 3 class in the 1st cycle of primary education in a private school situated in the Greater Lisbon region. This topic of research, which addresses the importance of the planning of narrative texts in the 1st and 2nd cycles of primary education, was developed following a research-action methodology, meaning that it is based on the intervention experienced in both cycles of education. During the observation period, which preceded the educational practice, the socio-educational context was identified, as were the strengths and weaknesses of the class, thereby allowing for the definition of a problematic and the general objectives of the intervention. Using this collected data as a starting point, it was possible to elaborate a plan which guided the pedagogical process of intervention. The fact that the research topic is articulated around one of the defined general objectives allowed for the analysis of the importance in the planning of texts, and the consideration of this stage as a sub process of writing.
Descrição: Relatório apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3884
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

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