Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3879
Título: Gestão de comportamentos sociais adequados à sala de aula no 1.º ciclo do ensino básico
Autor: Franco, Verónica Guerreiro Gonçalves
Orientador: Rosa, João
Palavras-chave: Gestão comportamental
Competência social
Avaliação
Conselho de cooperação
Resolução de conflito
Behavioral management
Social skills
Evaluation
Cooperationcouncil
Conflict resolution
Data de Defesa: Jul-2014
Resumo: Intitulado Gestão de comportamentos sociais adequados à sala de aula no 1.º Ciclo do Ensino Básico, o presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II e pretende ilustrar de forma fundamentada e reflexiva a intervenção educativa numa turma de 2.º ano de escolaridade. Para tal, inicia-se com uma caracterização do contexto socioeducativo, seguido de uma análise reflexiva da intervenção pedagógica e, por último, apresenta-se a avaliação das aprendizagens dos alunos, dando relevância ao estudo desenvolvido durante este processo que atribui o título a este trabalho. O tema em estudo foi escolhido, não só por ser um tema de interesse pessoal, mas também pelas dificuldades detetadas na turma, ao nível das competências sociais, na turma após a caracterização inicial. O principal objetivo deste estudo era compreender em que medida a autoavaliação, a heteroavaliação e a resolução positiva de conflitos contribuía para a aquisição de comportamentos sociais adequados à sala de aula. A metodologia utilizada neste estudo é de natureza qualitativa e quantitativa, tendo sido implementadas rotinas, de avaliação diárias e semanais sendo estas o preenchimento do Mapa de Comportamentos e a auto e heteroavaliação, respetivamente. Também foi implementado o Conselho de Cooperação de modo a debater e a resolver os conflitos resultantes das dificuldades detetadas nas relações interpessoais dos alunos. A análise dos dados recolhidos durante o processo permitiu verificar a evolução dos alunos na aquisição de competências sociais adequadas à sala de aula. Assim sendo, os métodos utilizados, para além de se adequarem à turma em questão, mostraram-se pertinentes para a diminuição de comportamentos considerados desadequados.
ABSTRACT Entitled Management of social behaviors appropriate to the classroom in primary school, this report was developed within the course of Prática de Ensino Supervisionada II” and seeks to illustrate in a reflexive and reasoned manner the educational intervention aimed at students of the 2nd grade. To that, it begins with the characterization of the social, cultural and educational environment, followed by a reflexive analysis of the pedagogical intervention itself and, at last, it’s presented the evaluation of students, giving relevance to the study developed during the process, which is the theme of this work. The subject in this study was chosen, not only by being a topic of personal interest, but also by the difficulties detected in the class, at the level of social skills in the classroom, after the initial characterization. The main objective of this study was the comprehension of, to what extent, the self-evaluation, the observer evaluation and the positive conflict resolution, contributed to the acquisition of social behaviors, appropriate to the classroom. The method used in this study was qualitative and quantitative in nature, having been implemented daily and weekly evaluation routines, which were the filling of the behavior map and the self and observer evaluation, respectively. The Cooperation Council was also implemented in order to discuss and solve conflicts resulting from the difficulties detected in interpersonal relationships of students The analysis of collected during the process allowed verifying the evolution of students in the acquisition of social skills appropriate to the classroom. Therefore, the methods used, besides fitting the class in question, were shown to be pertinent to decrease of behaviors considered inappropriate.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3879
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Gestão de comportamentos sociais adequados à sala de aula no 1.º ciclo do ensino básico.pdf5,28 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.