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dc.contributor.advisorVohlgemuth, Laurencepor
dc.contributor.authorMarques, Ana Catarina Morais-
dc.date.accessioned2014-10-13T18:09:06Z-
dc.date.available2014-10-13T18:09:06Z-
dc.date.issued2014-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/3860-
dc.descriptionRelatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractO presente relatório tem por base a análise da prática educativa supervisionada nos contextos de 2.º e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste encontram-se identificadas as intenções pedagógicas, bem como o surgimento da problemática aquando da realização da minha intervenção pedagógica em ambos os contextos. A problemática identificada relaciona-se com uma fragilidade identificada em ambas as valências – lacunas ao nível da autonomia para a realização das tarefas escolares – sendo, portanto, ressaltada a importância da motivação no processo de ensino-aprendizagem do aluno, e a influência que a mesma detém na sua autonomia e no seu autoconceito. Com o objetivo de compreender a orientação da motivação (intrínseca e extrínseca) foi administrada uma escala de motivação escolar. A sua implementação permitiu compreender que, quando os alunos se revelam intrinsecamente e/ou extrinsecamente motivados, as aprendizagens por eles realizadas revelam-se enriquecedoras e com sentido. Neste sentido, tornou-se fundamental a introdução do trabalho de projeto de forma a integrar atividades que fomentem a participação ativa dos alunos, tendo em conta as suas vivências e as suas expectativas face ao que é proposto, bem como os seus interesses.por
dc.description.abstractABSTRACT This report is based on the analysis of supervised practice in Second and First Cycle of Basic Education educational contexts, as well as the problematic emerged during the pedagogical intervention in both contexts. The problematic identified relates to a weakness identified in both valences – shortcomings regarding autonomy to perform school assignments – and, therefore, emphasized the importance of motivation in the teaching-learning process of the student, and the influence which it holds in their autonomy and their self-concept. In order to understand the orientation of motivation (intrinsic and extrinsic) was administered a scale of school motivation. Its implementation allows us to understand that when students reveal themselves intrinsically and/or extrinsically motivated, the knowledge acquired by them turn out to be enriching and meaningful. In this sense, it has become essential the introduction of project work to integrate activities that promote the active participation of students, taking into account their experiences and their expectations with respect to what is proposed, as well as their interests.en
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectMotivação intrínsecapor
dc.subjectMotivação extrínsecapor
dc.subjectMetodologia de trabalho de projetopor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectMotivationen
dc.subjectIntrinsic motivationen
dc.subjectExtrinsic motivationen
dc.subjectProject work methodologyen
dc.subjectAutonomyen
dc.titleO trabalho de projeto como facilitador do desenvolvimento da motivação dos alunospor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid201356848pt_PT
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