Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3816
Título: Aprender a cooperar na escola - um desafio para alinos do 1.º CEB
Autor: Bruno, Maria Inês Lopes
Orientador: Madureira, Isabel
Palavras-chave: Trabalho cooperativo
Interdependência positiva
Competência social
Cooperative work
Positive interdependence
Social competencie
Data de Defesa: Jul-2014
Resumo: O presente relatório surge a partir de um exercício reflexivo e fundamentado por autores de referência, relativamente ao período de ação educativa. É importante sublinhar que para a execução deste trabalho se teve como ponto de partida o Plano de Intervenção aplicado numa turma do 1.º ano de escolaridade. Ao longo das semanas de observação foram identificadas diferentes fragilidades relativamente ao grupo de alunos, sendo que, a partir delas, se conceberam os objetivos a desenvolver ao longo do período de intervenção – Desenvolver a comunicação recorrendo a diferentes linguagens; Desenvolver a autonomia em contexto escolar; Desenvolver a aprendizagem cooperativa. Partindo das fragilidades identificadas, selecionou-se como tema de investigação a importância da aprendizagem cooperativa com os alunos. Desta forma, a investigação realizada tinha como objetivo fundamental perceber quais os benefícios que o trabalho cooperativo poderia proporcionar às crianças. É importante ter presente que a cooperação é uma competência imprescindível na sociedade e, tal como os restantes conteúdos programáticos, esta aprende-se ao longo do tempo. Para tal, torna-se absolutamente necessário que o docente desenvolva com as crianças um trabalho constante e estruturado a este nível. Neste sentido, adotaram-se estratégias que permitissem aos alunos trabalhar em conjunto e, consequentemente, compreender os benefícios que dai advêm. Com efeito, a investigação levada a cabo encontrava-se diretamente relacionada com a ação pedagógica, logo utilizou-se a investigação-ação como metodologia investigativa a privilegiar. No final da intervenção constatou-se uma grande evolução por parte dos elementos da turma, uma vez que passaram a ser capazes de cooperar nas diferentes atividades, inteirando-se dos benefícios que podem retirar desta metodologia de trabalho.
ABSTRACT This research relates to a reflexive and based exercise made by referred authors, about a period of education insight. It is important to underline that this project had its starting point based on an Intervention Plan applied on a first grade class. Throughout weeks of observations it was possible to identify certain frailties related to the student’s core group, which lead to setting the objectives needed at this point in time – Develop their communication through different means of speech; Develop their autonomy on the school environment; Develop cooperative learning. After this first stage, and based on the highlighted frailties, the importance of cooperative learning with the students was selected as the investigation subject to be analyzed. This way, this investigation set as its core goal the understanding of the benefits related to the effects of cooperative learning on children. It is important to keep in mind that cooperation is a competence that plays a very important role in today’s society and, just like the remaining class contents, it takes time to attain. Because of this, it is imperative that the teacher is able to develop the children in this competence on a constant and structured level. This way, some strategies were adopted in order to allow the students to work and cooperate together and, thus, come to an understanding on the benefits related to this approach. The undergoing investigation was directly connected to pedagogic action, so the investigation-action research methodology was preferred on this study. By the end of the intervention it was possible to observe significant changes on how the students deal with cooperative working, since it was made possible for them to experience the benefits related to this methodology.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Enisno do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3816
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

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