Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3814
Título: Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: de que modo as actividades práticas promovem a aquisição de conhecimento no âmbito do estudo do meio, em alunos do 1.º ciclo do ensino básico
Autor: Dias, Maria João Fernandes
Orientador: Almeida, António
Palavras-chave: Prática de ensino supervisionada
Estudo do meio
Atividades práticas
Supervised teaching practice
Environmental studies
Practical activities
Data de Defesa: Jul-2014
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática do Ensino Supervisionada II (PESII) do Curso de Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), da Escola Superior de Educação de Lisboa, refletindo todo o processo formativo desenvolvido. Nele é apresentado um conjunto de experiências de Ensino-Aprendizagem que ocorreram numa turma do 3.º ano do 1.º CEB, e algumas reflexões sobre o modo como estas experiências decorreram, analisando-se, em particular, as dificuldades dos alunos da turma e as estratégias utilizadas para as ultrapassar. Partindo-se de aspetos incluídos no plano de intervenção, é apresentada a avaliação dos resultados dos alunos, numa tentativa de melhor se perceber se os objetivos delineados foram ou não atingidos. Para além disso, apresenta-se uma investigação que incide sobre a eficácia das atividades práticas na promoção do conhecimento científico em alunos do 1.º CEB, investigação essa relacionada com a área do Estudo do Meio (EM). Este estudo comparou a aprendizagem de duas turmas em relação a quatro temas desta área, em que apenas uma vivenciou os assuntos através da realização das referidas atividades. Os resultados evidenciam de forma clara que as atividades práticas efetivamente promovem a aprendizagem de conhecimento científico, uma vez que a diferença de resultados entre turmas nas fichas de verificação de conhecimentos foi estatisticamente significativa. Termina-se o relatório com considerações finais, em que é feita uma reflexão de todo o percurso da PES II.
ASTRACT This report was done under the domain of the Supervisor Teaching Practice Curricular Unit II (STP II as in Supervisor Teaching Practice) of the Masters Degree in the Teaching of the 1st and 2nd Cycle of Basic Schooling by Lisbon’s Basic Schooling Teaching College, reflecting the whole formation process developed. In it is presented a Teaching and Learning’s set of experiments that occurred in a 3rd grade class of the 1st Basic Schooling Cycle, and some thoughts on how these experiences took place, analyzing in particular the difficulties of the class’s students and the strategies used to overcome them. Beginning with aspects included in the intervention plan, the assessment of the student’s outcomes is presented in an attempt to better understand if the outlined objectives have been achieved. In addition, it is present a research which focuses on the effectiveness of the practical activities in order to promote the scientific knowledge in the students of the 1st Basic Schooling Cycle. That research is also related to the field of environmental studies. This study compared the learning of two classes regarding four topics of this area, where only one class experienced the subjects trough the practical activities. The results show clearly that the practical activities effectively promote the learning of scientific knowledge, since the difference in results between groups on knowledge’s checklists was statistically significant. The report ends with closing remarks, in which a reflection is taken upon the entire course of STP II.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Enisno do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3814
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado



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