Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3806
Título: Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: de que modo o recurso às tecnologias de comunicação e de informação altera as conceções alternativas acerca dos astros em alunos do 1.ª ciclo do ensino básico
Autor: Bonito, Tatiana Alexandra Sousa
Orientador: Almeida, António
Palavras-chave: Conceções alternativas
Astros
Estudo do meio
Tecnologias de Informação
Comunicação
Misconceptions
Astronomy
Study of natural and social environment
Information and communication technologies
Data de Defesa: Jul-2014
Resumo: O presente relatório integra-se na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Lisboa, e apresenta uma reflexão sobre todo o percurso desenvolvido ao longo da prática de intervenção. Neste apresenta-se uma investigação motivada pelas dificuldades dos alunos na aquisição correta de conceitos científicos, originada pela existência de conceções prévias adquiridas no dia-a-dia. Deste modo, concebeu-se um estudo que permitisse averiguar se o recurso às Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) seria profícuo para a alteração das conceções dos alunos sobre os astros, tema da área de Estudo do Meio. A amostra do estudo foi constituída pelo grupo de vinte e cinco crianças do 3.º ano de escolaridade do Ensino Básico, com idades compreendidas entre os oito e os nove anos de idade, e que correspondeu à turma onde foi implementada a Prática de Ensino Supervisionada referente ao 1.º ciclo. A investigação foi elaborada em diversas etapas, sendo iniciada pela aplicação de um questionário com o objetivo de identificar conceções alternativas sobre os astros, verificando se as mesmas eram semelhantes às já identificadas por outros estudos com crianças da mesma idade. Posteriormente foi utilizado o recurso às TIC, para conceber atividades que promovessem o conflito cognitivo nas crianças, de modo a desconstruir as conceções alternativas que as mesmas possuíam. Por último, após esta intervenção aplicou-se o mesmo questionário com o objetivo de verificar possíveis alterações. Os resultados da investigação revelaram uma diminuição no número de conceções alternativas sobre o tema referido, o que indica que o recurso às TIC pode constituir uma boa ferramenta para promover essa diminuição.
ABSTRACT The present report is part of the Supervised Teaching Practice course, of the Master of Teaching (Primary Education), at Lisbon School of Education and offers a reflection on the entire route developed over practice intervention. In this report is introduced a research motivated by the students difficulties in the acquisition of scientific concepts, result of previous concepts acquired on day-by-day experiences. Thus, a study was designed to investigate whether the use of Information and Communication Technologies (ICT) would be fruitful to change the misconceptions of students about astronomy (solar system, stars, etc.). The study sample consisted of a group of twenty five children, aged between eight and nine years old, who attended the 3rd grade, at a school in Lisbon. The research was developed in several stages, being initiated with the application of a questionnaire aiming to identify misconceptions about astronomy, checking whether they were similar to those already identified by other studies with children of the same age. Subsequently the ICTs were used to design activities that promote cognitive conflict in children in order to try to deconstruct the misconceptions that they possessed. Finally, after this intervention, the same questionnaire was applied in order to evaluate possible changes. Research results revealed a decrease in the number of misconceptions held by children on this theme, which indicates the use of ICTs can be a good tool to promote this decrease.
Descrição: Relatório apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3806
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado



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