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Título: Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: a importância das atividades práticas no processo de ensino e aprendizagem do Estudo do Meio Social (1.º CEB)
Autor: Fonseca, Inês Catalão da
Orientador: Hortas, Maria João
Palavras-chave: Atividades práticas
Estratégias de ensino e aprendizagem
Aprendizagens significativas
Competências comunicativas
Estudo do Meio Social
1.º ciclo do ensino básico
Pratical activities
Teaching and learning strategies
Significant learning experiencies
Comunication skills
Study of social environment
First cycle of basic teaching
Data de Defesa: Jul-2014
Resumo: O presente relatório, realizado no âmbito da prática de ensino supervisionada na Escola Superior de Educação de Lisboa, para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, visa apresentar o contexto de intervenção pedagógica, contemplando as suas principais características, bem como colocar em evidência a investigação sobre as atividades práticas no Estudo do Meio Social. A problemática patente na investigação referida pretende evidenciar e refletir a importância das atividades práticas no ensino e aprendizagem do Estudo do Meio Social e no desenvolvimento de competências comunicativas no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para dar resposta à problemática apresentada, realizou-se um conjunto de atividades práticas, na área disciplinar de Estudo do Meio, numa turma do 3.º ano de escolaridade de uma freguesia do concelho de Lisboa. A implementação destas atividades, exploração de imagens, visitas de estudo e trabalho de campo, permitiu aferir que as mesmas concorrem, de forma positiva, para a aquisição dos conteúdos programáticos da disciplina, bem como concorrer para o sucesso nas restantes disciplina, onde o aluno desenvolve competências transversais, importantes para desenvolvimento do seu processo de ensino e aprendizagem. Após um breve enquadramento concetual, onde são definidos alguns conceitos de maior relevância para o trabalho a desenvolver e justificada a pertinência do recursos a experiências de aprendizagem que mobilizem atividades práticas, são revistas e apresentadas as competências do Estudo do Meio definidas para o ciclo referido. Como processos de recolha de dados recorreu-se, maioritariamente, à observação direta, participante e não participante, em sala de aula, à análise de produtos realizados pelos alunos, bem como a conversas informais com os mesmos e o professor titular de turma.
ABSTRACT The following report, conducted under the supervision of practice teaching in the School of Education of Lisbon, performed in order to conclud the master degree in Teaching the first and second cycles of basic education, aims to describe the context of pedagogical intervention, considering its main characteristics, as well as to highlight the investigation about the practical activities in Study of Social Environment. The investigation main issue aims to highlight and reflect about the importance of practical activities in teaching and learning of Study of Social Environment in the first cycle of basic education. In order to answer to the present issue, a group of practical activities was performed in the Study of Social Environment classes, in a 3º grade class of a school in Lisbon. The implementation of this activities allowed to conclude that this activities affect, in a positive way, the acquisition of the subject contents, as can contribute to the learning in other subjects, where the students acquire importante acknowledgments for development of their teaching process and learning skills. After a short conceptual framework, where are defined the most relevant concepts to this work and after we justify the importance of the use of practical learning experiences, the comptences of Study of Social Environment subject were reviewed and presented. As methodology, it was used, mainly, the direct observation, participant and non-participant, in the class room, the analysis of the students performed work, as well as the informal conversations with students and with the teacher.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3801
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado



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