Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3795
Título: Interações adulto(s)-criança(s): a partilha de controlo em jardim-de-infância
Autor: Moura, Joana Filipa Magalhães
Orientador: Seixas, Cristina
Palavras-chave: jardim-de-infância
Criança
Direitos de participação
Interação adulto-criança
Partilha de controlo
Kindergarten
Children
Participation rights
Adult-child interaction
Sharing of control
Data de Defesa: Jul-2014
Resumo: O presente relatório tem como principal objetivo refletir, de forma crítica e fundamentada, a minha intervenção educativa nas valências de creche (com crianças com idades compreendidas entre os 24 e os 36 meses) e jardim-de-infância (com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos). Este trabalho não se desenvolveu somente com os dois grupos de crianças mas em parceria com as respetivas famílias e equipas educativas. Neste sentido, apresento a caracterização de ambos os contextos, atendendo a todos os intervenientes no processo educativo, realizada de forma reflexiva e fundamentada. Esta foi realizada com o intuito de conhecer e interpretar os sistemas onde as crianças se inserem de modo a melhor adequar a minha prática educativa. Com base na caracterização para a ação, em conjunto com pressupostos teóricos, defino ainda intenções e objetivos que regem a minha prática com as crianças, suas famílias e equipa educativa. É ainda foco deste relatório uma questão problemática levantada no decorrer da PPS em jardim-de-infância – que intitula este relatório – sobre as interações estabelecidas entre os adultos e as crianças e a consequente partilha de controlo na sala de atividades. Trata-se de reconhecer a importância da relação entre o adulto e as crianças no processo de aprendizagem, mas também o papel da criança, como ator social de direitos, e construtor do seu próprio conhecimento.
ABSTRACT This report aims to reflect, in a critical and reasoned way, my educational intervention in valences childcare (with children aged 24 and 36 months) and kindergarten (aged 3 to 5 years). This work has not developed only with the two groups of children but in partnership with their respective families and educational teams. In this sense, I present the characterization of both contexts, taking into account all stakeholders in the educational process, performed in a reflective and reasoned manner. This was done in order to understand and interpret systems where children fall within, in order to better tailor my educational practice. Based on the characterization for the action, together with theoretical assumptions, also define intentions and objectives that govern my practice with children, their families and educational staff. It is also the focus of this report, a problematic issue raised during the PPS in the kindergarten - which entitles this report - on the interactions established between adults and children and the consequent sharing of control in the activity room. It is about recognizing the importance of the relationship between the adult and the children in the learning process, but also the role of the child as a social actor of rights, and the builder of his own knowledge.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3795
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

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