Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3787
Título: Novas abordagens na intervenção do técnico de anatomia patológica em comunidades escolares
Autor: Dôro, Patrícia
Rocha, Ana
Santo, Flávia
Sousa, Ana
Mendonça, Paula
Costa, Francisco
Palavras-chave: Anatomia patológica
Promoção da saúde
Comportamento de risco
Adolescente
Consumo de álcool
Meio escolar
Data: Mai-2013
Editora: APTAP
Citação: Mendonça P, Santo F, Maia A, Vinagre A, Doro P, Lima CF. Novas abordagens na intervenção do técnico de anatomia patológica em comunidades escolares: conhecimentos associados ao consumo do álcool em jovens adolescentes. Mícron. 2013;16(17):23-7.
Resumo: Introdução: Atualmente, o consumo abusivo de álcool nos jovens inicia-se precocemente. Todavia, os problemas de saúde e os comportamentos de risco associados podem ser prevenidos ou reduzidos através de programas escolares efetivos. Neste contexto, os Técnicos de Anatomia Patológica (TAP), podem contribuir para proporcionar conhecimentos que promovam estilos de vida saudáveis. Objetivos: Procurou-se perceber o papel do TAP na promoção de comportamentos saudáveis nos alunos de 9º ano dos Agrupamentos de Escolas da Portela e Moscavide e Visconde Juromenha e, posteriormente, como pode o reforço dos conhecimentos relacionados com o álcool potenciar a adoção de estilos de vida saudáveis. Métodos: Aferiram-se, através de questionário, as práticas de consumo, crenças relativas ao álcool e conhecimentos dos alunos sobre as repercussões no organismo. O questionário foi aplicado ao Grupo de Estudo (GE), após a ministração de uma ação de informação e esclarecimento (AIE), e ao Grupo de Controlo (GC), sem a participação na ação. Resultados e Discussão: Verificou-se um score médio de 48,8% para o GE e de 46,2% para o GC. A diferença entre GE e GC apenas foi estatisticamente significativa no Agrupamento de Escolas da Portela e Moscavide, onde a AIE conduziu a um aumento do nível de conhecimentos. Conclusões: A intervenção do TAP nas escolas permite, através de AIE’s com abordagens práticas, uma maior retenção de informação. Os conhecimentos teóricos aliados à prática permitem que os adolescentes desenvolvam uma perceção informada sobre os impactos do álcool na saúde contribuindo para determinar a adoção de estilos de vida saudáveis.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3787
Versão do Editor: http://ww2.aptap.pt/media/files/MICRON-17.pdf
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