Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3786
Título: Comparação da fixação em formalina e em fixador molecular e sua influência em técnicas histoquímicas em tecido hepático
Autor: Correia, Ana Catarina
Mendonça, Susana Patrícia
Ladeira, Carina
Palavras-chave: Anatomia patológica
FNT 10%
UMFIX
Hematoxilina-Eosina
Tricrómio de Gomori
Reticulina
PAS
Formalina
Tecido hepático
Técnica histoquímica
Data: Mai-2013
Editora: APTAP
Citação: Correia AC, Mendonça S, Ladeira C. Comparação da fixação em formalina e em fixador molecular e sua influência em técnicas histoquímicas em tecido hepático. Mícron. 2013;16(17):16-22.
Resumo: A Formalina 10% Tamponada (FNT 10%) é considerada o fixador de eleição nos Laboratórios de Anatomia Patológica. Contudo, a exposição a esta substância acarreta riscos para a saúde dos técnicos. A International Agency for Research on Cancer (IARC) classificou-a como cancerígeno humano e estudos relevam uma correlação positiva entre a exposição a formaldeído e o desenvolvimento de leucemia e leucemia mielóide. Torna-se relevante alterar o processo de fixação substituindo a FNT 10% por outros fixadores melhorando estas questões. Como tal, desenvolveram-se fixadores à base de outros compostos químicos que não formaldeído, como o Fixador Molecular Universal (UMFIX) que tem como base metanol e polietilenoglicol e que é usualmente utilizado com um processador rápido de micro-ondas. Pretende-se comparar as diferenças entre a fixação por FNT 10% e a fixação por UMFIX, em tecido hepático processado em processador rápido de micro-ondas, para as colorações de Hematoxilina-Eosina (H&E), Tricrómio de Gomori, Reticulina e PAS, através da qualidade final das lâminas testadas. A coloração de H&E foi a única que apresentou diferenças estatisticamente significativas entre os dois fixadores (p=0,032; α<0,05; Mann-Whitney). O UMFIX apresenta-se como um substituto da FNT 10% para o processamento rápido em micro-ondas, pois além de apresentar lâminas com uma qualidade final semelhante ou superior às da FNT 10%, ultrapassa os riscos referidos.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3786
Versão do Editor: http://ww2.aptap.pt/media/files/MICRON-17.pdf
Aparece nas colecções:ESTeSL - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Comparação da fixação em formalina e em fixador molecular.pdf14,96 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.