Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3781
Título: Ensinar a escrever: ensinar a pensar a língua
Autor: Ramos, Rosa Alexandra Pereira
Orientador: Sousa, Otília de
Palavras-chave: Sequência didática
Género textual
Relato
Parágrafos
Segmentação
Educational sequence
Textual type
Report
Paragraphs
Segmentation
Data de Defesa: Dez-2013
Citação: Ramos, R. A. P. (2013). Ensinar a escrever: ensinar a pensar a língua [Dissertação de mestrado] Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboa
Resumo: Neste estudo apresenta-se uma intervenção didática para melhorar a escrita de relato, num 4.º ano de escolaridade. Na situação de pré teste, pós teste identificam-se os problemas na escrita deste género textual e concebe-se uma sequência didática para ensinar explícita e sistematicamente a escrever um relato de uma visita de estudo. O ensino foca a estruturação do texto, a divisão em parágrafos e aspetos de segmentação de palavra
ABSTRACT In this study an educational intervention is presented to improve the writing of a report, in a 4th year of schooling. In a situation of pre and post- testing the problems are identified in the writing of this textual type and an educational sequence is conceive to teach, explicitly and systematically, how to write a school visit report. The teaching focuses the structures of the text, the division in paragraphs and the aspects of segmentation of word.
Descrição: Projeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção de grau de Mestre em Didática da Língua Portuguesa no 1º e 2º CEB
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3781
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ensinar a escrever.pdf21,44 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.