Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3748
Título: A Educação Positiva aplicada à Técnica de Dança Clássica do 3ºAno B da Escola de Dança do Conservatório Nacional
Autor: Gomes, Rafaela Carla Rodrigues
Orientador: Amorim, Vera
Palavras-chave: Educação Positiva
Técnica de Dança Clássica
Motivação
Estratégias pedagógicas
Positive Education
Classical Dance Technique
Motivation
Pedagogical strategies
Data de Defesa: Set-2013
Resumo: O presente relatório final de estágio surge no âmbito do curso de Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa e descreve e reflecte toda a actividade pedagógica e intervenção na comunidade escolar, enquadrada na disciplina de Técnica de Dança Clássica na turma do 3º Ano B da Escola de Dança do Conservatório Nacional. Neste estágio pretendeu-se, como objetivo principal, apurar as teorias da Educação Positiva para posteriormente poder aplica-las em contexto vocacional, assim como noutras situações educativas e de forma a contribuir no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, tendo como princípios as atitudes de respeito mútuo e a cooperação, através do encorajamento, reforço positivo e compreensão aliados à firmeza. A “necessidade de iniciar uma nova era em que se respire positividade e êxito, se construam e se partilhem histórias bem conseguidas, e se criem maneiras de cada um se embrenhar nos pequenos-grandes sucessos de cada dia” (Neto, Marujo, & Perloiro, 1999, p.14) foi a motivação primordial para a escolha deste tema. O estágio desenvolveu-se em quatro fases distintas mas complementares entre si: 1) Fase de observação estruturada; 2) Fase de Participação Acompanhada; 3) Fase de Lecionação; 4) Fase de Colaboração em atividades realizadas pela escola cooperante. Todas as fases foram desenvolvidas tendo sempre em conta os objetivos inicialmente delineados e que nos propusemos atingir. Durante o estágio, pudemos desenvolver várias competências técnicas a nível da planificação, análise, observação, comunicação e de reflexão e tivemos a oportunidade de poder experimentar diferentes metodologias pedagógicas e desenvolver capacidades, atitudes e valores em contexto de ensino vocacional. Assim, a produção deste relatório, e através de uma metodologia de investigação-ação, repercute-se uma análise do trabalho desenvolvido da implementação da Educação Positiva aplicada à Técnica de Dança Clássica e desta forma, permitindo construir estratégias de intervenção pedagógica e de soluções educativas para que as alunas possam, hoje e no futuro, alcançar um melhor desempenho nas aulas.
ABSTRACT - This final report stage arises under the Master course in Teaching Dance , the Escola Superior de Dança of the Instituto Politécnico de Lisboa and describes and reflects all activities and pedagogical intervention in the school community , framed in the discipline of Classical Dance Technique 3rd in class B Year of the Escola de Dança do Conservatório Nacional. At this stage it was intended as the primary objective, to investigate theories of Positive Education subsequently able to apply them in the context of artistic vocations, as well as other educational situations and to contribute in the development of teaching and learning, with the principles of attitudes mutual respect and cooperation, through encouragement, positive reinforcement and understanding coupled with firmness. "Need to start a new era in which it breathes positivity and success, build up and share stories and achieved, and create ways for each of us to venture into small - big hits of the day " ( Neto, Marujo, & Perloiro 1999 , p.14 ) was the prime motivation for choosing this theme. The stage was developed in four distinct phases but complementary to each other : 1) Phase structured observation; 2) Phase Participation Accompanied; 3) Phase Teaching; 4) Stage Collaboration in cooperative activities undertaken by the school. All phases were developed taking into account the objectives initially set and we set ourselves to achieve. During the internship, we develop various technical skills with the planning, analysis, observation, communication and reflection and we had the chance to experience different teaching methodologies and to develop skills, attitudes and values in the context of vocational education. Thus, the production of this report, and through a methodology of action research, reflected by an analysis of the work of implementing the Positive Education applied to Classical Dance Technique and thus allowing to build strategies for educational intervention and education solutions so that students can, today and in the future, achieve better performance in class.
Descrição: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3748
Aparece nas colecções:ESD - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RF_MED-2013_RafGom.pdfRelatório final7,88 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.