Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3736
Título: Expressividade e expressão nas aulas de Técnica de Dança Clássica
Autor: Leite, Mariana Morgado de Oliveira
Orientador: Amorim, Vera
Palavras-chave: Técnica de Dança Clássica
Expressividade da técnica
Expressão na dança
Ensino artístico
Classical Dance Technique
Technique expressiveness
Dance expression
Musicality
Artistic Education
Musicalidade
Data de Defesa: Jul-2013
Resumo: A expressividade nas aulas de Técnica de Dança Clássica foi o tema escolhido para este projeto de estágio curricular, no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança. O objetivo a que nos propusemos, vai para além de refletir sobre a relação entre técnica e expressividade na dança, visando estimular e valorizar a expressividade nas aulas de Técnica de Dança Clássica, não só como elemento potenciador de uma técnica sólida, mas também como fator responsável pela exteriorização de intenções, sentimentos e ações, inerente ao Homem. Procurou-se relevar a importância do domínio técnico do bailarino, sem contudo descurar nem inibir a sua expressão. O aluno/bailarino deve traduzir no movimento consolidado tecnicamente, as suas experiências, a sua identidade, a expressão integral da dança – expressividade da técnica e expressão interior - reforçando a importância de uma comunicação mais verdadeira entre bailarinos e públicos. Neste sentido, o papel da técnica é também colocado em relevo, na medida em que esta agiliza e suporta a expressividade do movimento.
ABSTRACT - Expressiveness in Classical Dance Technique classes was the theme chosen for this internship project, within the framework of the Master's Degree in Dance Education of the Higher School of Dance. The goal we set ourselves goes beyond reflecting on the relationship between technique and expressiveness in dancing; it is aimed at stimulating and enhancing the expressiveness in Classical Dance Technique classes, not only as an enhancer of solid technique, but also as the factor responsible for the expression of intentions, feelings and actions, inherent in Man. We sought to reveal the importance of the technical mastery of the dancer, without neglecting or inhibiting its expression. The student/dancer should look for his/her experiences, identity, full expression - technique expressiveness and inner expression - in technically consolidated movement, thus reinforcing the importance of a truer communication between dancers and the public. In this sense, the role of technique is also highlighted to the extent that this streamlines and supports the expressiveness of movement.
Descrição: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Dança.
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3736
Aparece nas colecções:ESD - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RF_MED-2013MarLei.pdfRelatório final6,16 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.