Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3735
Título: As emoções e o desenvolvimento da criatividade dos alunos de 3º ciclo, no âmbito da Composição Coreográfica, na Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha
Autor: Aguiar, Mariana Filipa Cunha
Orientador: Marques, Ana Silva
Palavras-chave: Ensino Vocacional Artístico
Composição Coreográfica
Processo Ensino-Aprendizagem
Adolescência
Emoções
Vocational Arts Education
Choreographic composition
Teaching and learning process
Adolescence
Emotions
Data de Defesa: Set-2013
Resumo: Este relatório de estágio surge no âmbito do Curso Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa, como conclusão deste Ciclo de Estudos. A prática pedagógica concretizou-se na Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha, no ano letivo de 2012/2013, mais especificamente no contexto da disciplina de Composição Coreográfica, contando com a participação de 22 alunas, do sexo feminino, integradas no 3º Ciclo do Ensino Básico em duas turmas distintas do regime de ensino articulado. Como objetivos principais deste estágio pretendeu-se compreender quais as estratégias, metodologias e pedagogias mais eficazes no processo ensino-aprendizagem da Composição Coreográfica, através da criação de uma obra coreográfica; promover as competências das alunas como criadoras e intérpretes; procurar a consciencialização, a reflexão, a intenção e o significado, partindo da temática dos afetos, medos e emoções; e, por fim, estabelecer uma comparação do trabalho realizado com cada turma, tendo em consideração os estímulos e abordagens semelhantes. Este trabalho insere-se no âmbito da investigação-ação e é suportado por métodos qualitativos de avaliação e reflexão. Como suporte metodológico, foram realizados relatórios de avaliação/reflexão de prática pedagógica, tabelas de observação, diários de bordo e, foi ainda aplicado, às alunas, um questionário com perguntas abertas como forma de aferir as suas opiniões relativas ao processo educativo. Como conclusão, parece fundamental destacar o desafio cognitivo implicado no desenvolvimento das propostas criativas apresentadas a estas alunas, na fase da adolescência, e no desenvolvimento do processo coreográfico, no qual necessitaram constantemente de refletir sobre si próprias e no mundo que as rodeia, procurando a consciência das suas emoções e emoções dos outros. Foi uma constante o encontrar de soluções criativas de movimento para se atingir o significado verdadeiro dos sentimentos, dos gestos quotidianos, das imagens, das situações, das palavras e dos silêncios. Despertou-se a consciência para uma construção emocional de si próprias, desenvolvendo no seu trabalho uma grande carga emocional, apresentada sob forma de Dança, num produto artístico final, com o título “O meu maior medo… tinha medo de dizer”.
ABSTRACT - This internship report appears within the Master Course in Teaching Dance, of the School of Dance, of the Polytechnic Institute of Lisbon, as a conclusion of this cycle of studies. The pedagogical practice took place in the Vocational School of Dance of Caldas da Rainha, in school year 2012/2013, specifically in the context of the subject of Choreographic Composition, with the participation of 22 female students, integrated in two distinct learning regime articulated classes, 7th and 8th grade. The main objectives of this internship were to understand which are the most effective strategies, methodologies and pedagogies in the teaching-learning process of Choreographic Composition, by creating a choreographic work; promoting the skills of the students as creators and interpreters; seeking for awareness, reflection, intention and meaning, based on the theme of affection, fears and emotions, and finally, establishing a comparison between the work developed with each class, taking into account the stimuli and similar approaches. This work falls within the scope for research-action and is supported by qualitative methods of evaluation and reflection. As methodological supports, not only evaluation/reflection reports of teaching practice were performed, but also observation charts and registrations. A questionnaire with open questions was also applied to the students, in order to gauge their opinions on the educational process. In conclusion it seems important to emphasize that the cognitive challenge involved in developing the creative proposals presented to these students, in adolescence age, and the development of the choreographic process, which required constant reflection on themselves and on the world around them, making them become aware of their emotions and the emotions of others, was a constant presence in finding creative solutions of movement by which the true meaning of the feelings of everyday gestures, images, situations, words and silence were reached. The consciousness of an emotional construction of themselves was awaken, making them develop their work in quite an emotional way, presented in form of Dance, in a final artistic product entitled “My biggest fear… I was afraid to say”.
Descrição: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3735
Aparece nas colecções:ESD - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RF_MED-2013MarAgu.pdfRelatório final1,26 MBAdobe PDFVer/Abrir
RF_MED-2013MarAgu_anexos.pdfAnexos2,89 MBAdobe PDFVer/Abrir
RF_MED-2013MarAgu_video_lecionacao.aviVídeo 1317,88 MBClip de Vídeo (.avi)Ver/Abrir
RF_MED-2013MarAgu_video_espetaculo.aviVídeo 2167,07 MBClip de Vídeo (.avi)Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.