Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3732
Título: A composição coreográfica na Academia de Dança Contemporânea de Setúbal dirigida ao ensino secundário
Autor: Bergano, Joana Marceliano
Orientador: Marques, Ana Silva
Palavras-chave: Composição coreográfica
Criatividade
Métodos e processos criativos
Choreographic composition
Creativity
Methods and creative processes
Data de Defesa: Set-2013
Resumo: Elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino da Dança, este relatório final, referente ao Estágio concretizado na Academia de Dança Contemporânea de Setúbal (ADCS), teve como principais objectivos organizar, fundamentar e reflectir sobre os métodos e processos criativos, desenvolvidos no âmbito da disciplina de Composição Coreográfica. Tendo em consideração a especificidade da área de ensino designada para o desenvolvimento deste trabalho, e tendo em consideração a pretensão do desenvolvimento competências artísticas, pedagógicas, didácticas e metodológicas subjacentes a este Ciclo de Estudos, foi determinante a busca da procura de objectivação, estruturação, aprofundamento e integração dos conhecimentos com base em perspectivas de autores de referência. Considera-se que este trabalho permitiu uma maior compreensão e análise no que diz respeito à forma como a Composição Coreográfica pode ser transmitida num contexto escolar, e de que forma pode esta disciplina fomentar o desenvolvimento da criatividade. A metodologia de investigação qualitativa, sustentada pelas características da investigação-acção, com a aplicação de diversos instrumentos de recolha de dados nas diversas modalidades previstas (Observação estruturada, Participação acompanhada e Leccionação supervisionada de aulas), revelou-se como elemento central na recolha e tratamento de informações numa dinâmica constante e flexível durante o decorrer do estágio. A amostra deste estudo incidiu em duas turmas da escola cooperante, mais especificamente do Curso de Formação de Bailarinos – Ensino Secundário. E foi possível desenvolver ou concretizar um trabalho de acompanhamento constante dos métodos e processos criativos, utilizados para as diferentes turmas, com o intuito de se compreender a forma como os alunos intervenientes na formação participam e interagem mediante propostas de trabalho de criação coreográfica singular e acompanhamento dispensado no sistema de acompanhamento, por parte do professor, no processo coreográfico ensino aprendizagem.
ABSTRACT - Prepared in the scope of the Master’s Degree in Dance Education, this final report, regarding the Internship carried out at the Academia de Dança Contemporânea de Setúbal (ADCS), had as its main objective to organize, support and reflect on the creative processes and methods developed within the discipline Choreographic Composition. Taking into account the specificity of the teaching area designated for the development of this work and taking into consideration the ambition of developing artistic, pedagogical, didactic and methodological skills integrated in this cycle of studies, it was crucial the pursuit of seeking to objectify, structure, deepen and integrate knowledge based on the perspectives of major authors. It is considered that this work has enabled a greater understanding and analysis regarding how Choreographic Composition can be transmitted in a school setting, and how this discipline can foster the development of creativity. The qualitative research methodology, supported by the characteristics of action research, with the application of various tools for collecting data in various arrangements (Structured Observation, accompanied Participation and supervised class teaching), proved to be a central element in the collection and information processing in a constant and flexible dynamic during the course of the internship. The sample for this study focused on two groups of the cooperating school, more specifically the Training Course for Dancers - Secondary Education. It was possible to develop and implement a work of constant monitoring of methods and creative processes used for the different classes, in order to understand how students involved in the course participate and interact through singular choreographic creation work proposals and accompaniment dispensed in the monitoring system, by the teacher, in teaching/learning choreographic process.
Descrição: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3732
Aparece nas colecções:ESD - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RF_MED-2013JoaBer.pdfRelatório final3,38 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.