Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3729
Título: A motivação nas aulas de Dança Clássica: a música como estímulo promotor de motivação em alunas do 4º ano do Curso de Dança da Academia de Música de Vilar do Paraíso
Autor: Francês, Ana Cristina Martins de Almeida
Orientador: Nascimento, Vanda Maria dos Santos
Palavras-chave: Técnica de Dança Clássica
Processo de ensino e aprendizagem
Música
Motivação em dança
Classical Dance Technique
Teaching and learning process
Music
Dance motivation
Data de Defesa: Set-2013
Resumo: A Motivação é um elemento essencial a ter em conta no processo de ensino/ aprendizagem. O presente relatório tem por objetivo aferir, através das teorias estudadas, diferentes estratégias de motivação e o papel do professor na melhoria e desenvolvimento da motivação nos alunos. Apresentou-se o estímulo musical na prática quotidiana, em diferentes variantes, procurando que as alunas, das turmas alvo do estudo, demonstrassem mais qualidade de dança no que diz respeito às competências técnicas e artísticas, consequentes do aumento da motivação. Escolheu-se a música, enquanto elemento essencial das aulas de Técnica de Dança Clássica (TDC), como estímulo motivacional nos registos de música gravada, ao vivo, o silêncio e seleção de música pop feita pelas alunas, e a forma como este estímulo pode ser manipulado à sombra da base teórica que sustenta o documento. Através do método de investigação-ação, elaborou-se um plano de atuação - em duas turmas do 8º ano de escolaridade/ 4º Ano do Curso de Dança, da Academia de Música de Vilar do Paraíso (AMVP), em Vila Nova de Gaia - através da aferência dos comportamentos motivacionais das alunas com a elaboração e interpretação de grelhas de observação e do diário de bordo, elaborado ao longo do estágio. Procedeu-se à intervenção apoiada nos dados recolhidos, concluindo, também, através do tratamento desses dados e, das respostas que as alunas deram ao questionário por inquérito, aplicado no final do estágio, a importância que a variável motivação tem na formação e desenvolvimento do processo de ensino/ aprendizagem e do papel essencial que as estratégias usadas pelo professor, nomeadamente a música usada nas aulas, têm no fomento da motivação.
ABSTRACT - Motivation is a key element to be considered in the process of teaching / learning. This report strives to assess by the means of studied theories different motivational strategies and the role of the teacher in the improvement and development of motivation in students. Musical stimulus in everyday practice was presented, in many diverse forms, aiming for a greater quality of dancing by the students in the target groups of this study, concerning technical and artistic skills, resulting from increased motivation. Music was the essential element used in the classes of Classical Dance Technique (TDC), chosen as a motivational stimulus in different forms, such as recorded music, live music, silence and a selection of pop music prepared by the students, in order to observe how this stimulus can be manipulated on theoretical basis that sustains this document. By the means of a research–action method, an action plan was developed for two 8th grade classes - 4th Year of the Curso de Dança of the Academia de Música de Vilar do Paraíso (AMVP) in Vila Nova de Gaia, through the afferent of motivational behaviors of the students by the preparation and interpretation of observation grids and the “logbook” made throughout this stage. An intervention/analysis was carried out supported by all the collected data, concluding throughout the data interpretation and, from the responses that the students gave in the survey, conducted at the end of the stage, concluding the great importance of motivation in the training and development of the teaching / learning process, and the essential role that the strategies used by the teacher, including the use of music in the class, have in the foster of motivation.
Descrição: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3729
Aparece nas colecções:ESD - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RF_MED-2013AnaFra.pdfRelatório final1,9 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.