Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3698
Título: Reflexões em torno do ensino da sociologia em cursos de tecnologias da saúde
Autor: Tavares, David
Palavras-chave: Sociologia
Ensino da sociologia
Cursos de saúde
Obstáculos epistemológicos
Sociology
Teaching sociology
Health-oriented audiences
Epistemological obstacles
Data: Jun-2011
Editora: Associação Portuguesa de Sociologia
Citação: Tavares D. Reflexões em torno do ensino da sociologia em cursos de tecnologias da saúde. Sociologia On Line. 2011;(3):15-29.
Resumo: Com este artigo, pretende-se dar conta da reflexão resultante da experiência de ensino da sociologia na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, nos últimos 12 anos. Após um breve enquadramento do contexto em que decorre esta experiência e da sua especificidade, procuram identificar-se os principais constrangimentos e questões que se foram colocando durante a prática lectiva das disciplinas de sociologia, relacionados com obstáculos epistemológicos e dificuldades referentes à articulação entre a mobilização de uma linguagem necessariamente compreensível para os estudantes e o imperativo de apresentação rigorosa dos temas propostos bem como com às vantagens e potenciais riscos da introdução de componentes de investigação. Por outro lado, abordam-se os objectivos e analisa-se o contributo do ensino da sociologia para a formação de técnicos de saúde, considerando a variabilidade do alcance das aprendizagens realizadas pelos (ex)estudantes.
ABSTRACT - With this article, I propose to explore and reflect upon the experience of teaching sociology courses at the Lisbon Higher School of Health Technology for the last twelve years. After a brief contextualization of this experience and of its specificity, I try to identify the main issues and constraints that I was confronted with during the teaching of the sociology courses to health-oriented audiences (future health technicians), namely the epistemological obstacles and the difficulties inherent to the tensional relationship between the need to come up with a language students could understand and the imperative of maintaining an accurate presentation of the courses' topics, as well as the benefits and potential risks that could arise from introducing research components. On the other hand, I analyze both the goals and the contribution of a sociological education for the training of health technicians, considering the variability of the learning achieved by students.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3698
ISSN: 1647-3337
Versão do Editor: http://revista.aps.pt/cms/files/artigos_pdf/ART4e662eef57bd0.pdf
Aparece nas colecções:ESTeSL - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Reflexões em torno do ensino da sociologia em cursos de tecnologias da saúde.pdf127,67 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.