Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3632
Título: A Técnica de Dança Clássica na Performance Contemporânea : desenvolvimento de competências técnicas e artísticas, nos alunos dos últimos anos da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, visando a sua entrada no meio artístico profissional
Autor: Mendonça, Liliana Lopes
Orientador: Nascimento, Vanda Maria dos Santos
Palavras-chave: Técnica de Dança Clássica
Performance
Corpo
Data de Defesa: Set-2013
Resumo: A preparação da vida profissional de futuros bailarinos envolve, indubitavelmente, um processo de aquisição de competências técnicas, que lhe permitem, acima de tudo, adquirir um conhecimento aprofundado do seu corpo de forma a expressar-se com dança e, através dele. Este estudo, realizado no âmbito do estágio do Mestrado em Ensino de Dança, pretende explorar essas necessidades técnicas e artísticas, visando o desenvolvimento da consciência do domínio técnico e artístico, na preparação da vida profissional de futuros bailarinos. O estágio e o respetivo estudo, realizaram-se, na área de Técnica de Dança Clássica e, com os alunos do ensino secundário – Dança, da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal. Tivemos como premissa estimular e dar ferramentas de trabalho a nível técnico e artístico aos alunos, de forma a estabelecer pontes de interesse entre a aula e o palco, potenciando ao máximo as suas capacidades, para a performance contemporânea. Na prossecução dos objetivos propostos, procurámos compreender de que modo, os alunos, deste grau de ensino, correspondem a diferentes aulas, revertendo-as em propostas concretas ao nível da compreensão do seu corpo, de forma a utilizar, as mais-valias da técnica de dança clássica, em performances de natureza mais contemporânea. A revisão da literatura deu enfoque aos conceitos de domínio técnico/artístico, da formação do bailarino e da performance. Com base na investigação-ação, foram identificados os instrumentos para recolha de dados e, desenvolvidas um conjunto de estratégias e abordagens metodológicas, no campo de ação da disciplina de Técnica de Dança Clássica. No decurso do estágio e após a análise e reflexão do estudo, foi possível constatar a importância do domínio técnico, no sentido artístico da formação do bailarino, como contributo para um corpo disponível e versátil para as diferentes solicitações coreográficas.
ABSTRACT - The preparation for the professional life of future dancers involves necessarily a process of acquisition of technical skills that will provide them with a deep knowledge of their own body, opening the way to a capacity to express them through dance. This study, made within the scope of the Master in Dance Teaching's probation period, intends to research those technical and artistic needs, envisaging the development of a consciousness of technical and artistic mastery, necessary to the preparation of the future dancers' professional life. The probation and its study took place within the scope of Classical Dance Technique, involving intermediate and advanced level students from Academia de Dança Contemporânea de Setúbal. The main premises were stimulating and furnishing technical and artistic working tools to the students, aiming to establish connections between the class and the stage work, maximizing as much as possible their capabilities for contemporary performance. We tried to understand in what ways the students of this level of education react to different kinds of classes, turning it into concrete proposals, as far as an understanding of the body is concerned, so that they can use surpluses from classical dance in contemporary performance. The bibliographical review focused on the concepts of technical and artistic control, the dancer's education and performance. Based on the research and on the field work, the instruments for data recollection, a group of strategies and methodological approaches were identified, within the scope of Classical Dance Technique. Throughout this work, after the analysis and pondering of the results, it was possible to confirm the importance of technical mastery, in an artistic sense, on the education of dancers, aiming to achieve available and versatile bodies, capable of facing multiple choreographic solicitations.
Descrição: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3632
Aparece nas colecções:ESD - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RF_MED-2013LilMen_resumo.pdfResumo1,51 MBAdobe PDFVer/Abrir
RF_MED-2013LilMen.pdfRelatório final874,28 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.