Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/3592
Título: Medidas anti-crise e a motivação : estudo no contexto de uma empresa multinacional de prestação de serviços
Autor: Lucas, João
Orientador: Nunes, Carlos
Mata, Nuno
Palavras-chave: Motivação
Crise económica
Medidas anti-crise
Colaboradores
Empreendedorismo
Intra-empreendedorismo
Motivation
Economic crisis
Anti-crisis measures
Employees
Entrepreneurship
Intrapreneurship
Data de Defesa: Set-2013
Resumo: O conceito de motivação tem sido um dos temas mais debatidos em diversas áreas de estudo, procura explicar o que determina e leva as pessoas a agirem de determinada maneira. No atual contexto mundial de crise as empresas veem-se obrigadas a adotar medidas para minimizar o seu efeito, estas medidas têm impacto na motivação dos colaboradores O presente estudo propõe-se analisar a motivação e o impacto das medidas anti-crise na motivação nos colaboradores portugueses de uma empresa multinacional de serviços. O objetivo central deste estudo é determinar quais os fatores que motivam os colaboradores, conhecer o nível de motivação dos colaboradores, analisar a sua performance e envolvimento para o desempenho de tarefas, tomar conhecimento da adesão e respetiva compreensão das medidas aplicadas, conhecer as várias dimensões de motivação associadas ao trabalho e saber se o facto de ser uma empresa multinacional influencia a motivação dos trabalhadores. Para obtenção das respostas foi utilizado como base uma ferramenta de investigação a “Escala Multi-Fatorial Multi-Moti”. Através deste estudo foi possível verificar que trabalhar numa empresa multinacional reduz ou anula os efeitos das medidas anti-crise na motivação dos trabalhadores. Para além da remuneração existem outros aspetos importantes que contribuem para o facto dos colaboradores se sentirem motivados. Os colaboradores souberam atempadamente da finalidade da aplicação das medidas anti-crise, compreendem a aplicação porque estas ajudam a manter o seu posto de trabalho mas sentem-se prejudicados com as mesmas. Existem diferenças na motivação em função das várias variáveis mas as mais significativas estão relacionadas com o tipo de vínculo, grau de escolaridade e com a função.
The concept of motivation has been one of the most debated issues in various areas of study. It seeks to explain what determines and leads people to act a certain way. In the current global context of crisis, companies are obliged to take steps to minimize its effect. Such measures have an impact on employee motivation. This study proposes to analyze the motivation and impact of anti-crisis measures in motivating employees in Portuguese a multinational service. The purpose of this study is to determine what factors motivate employees to know the level of motivation of employees, analyze its performance and engagement for the performance of tasks, and get to know about the subscription and respective understanding of the measures implemented, get acquainted with the various dimensions of motivation related to work and whether the fact of being a multinational influences the motivation of workers. To obtain the answers was used as a tool based research "Scale Multi-factorial Multi-Moti". Through this study we found that working in a multinational company reduces or nullifies the effects of anticrisis measures in motivating workers. In addition to remuneration there are other important aspects that contribute to the fact that the employees feel motivated. Employees knew the purpose of the timely implementation of anti-crisis measures, understood the application because they help to keep their job but feel disadvantaged by them. There are differences in motivation as a function of several variables but the most significant are related to the type of bond, educational level and function.
Descrição: Mestrado em Gestão e Empreendedorismo
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/3592
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